Aconteceu no dia 15 de agosto, em Confresa (MT), a quinta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, evento promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Nessa fase, foram avaliados 372 animais provenientes de quatro pecuaristas. A etapa faz parte da 25ª edição do Circuito e foi sediada nas instalações locais da Friboi, uma das parceiras do campeonato, juntamente com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) colaborou com a ACNB na coordenação desse evento.
“Estamos impressionados com o progresso que os criadores de Confresa vem alcançando a cada participação no Circuito. Esta cidade não apenas abriga um rebanho de mais de 459 mil animais, com destaque para a maioria Nelore, como também mostra o esforço dos pecuaristas locais”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Ao todo, 180 machos não castrados e 192 fêmeas, tiveram as carcaças avaliadas. Os 372 animais se destacaram pela juventude e as fêmeas com boa cobertura de gordura.
“Este é um projeto extremamente importante para a pecuária de Mato Grosso, que tem estimulado o produtor, por meio de incentivos e premiações a continuar se dedicando ao melhoramento do seu rebanho. Ficamos satisfeitos com os resultados atingidos em Confresa, demonstraram o comprometimento dos neloristas locais”, destaca Alexandre El Hage, presidente da ACNMT.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Entre os machos que foram avaliados, aproximadamente 82% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de até 2 anos. No que diz respeito ao peso, cerca de 69,5% dos animais exibiram mais de 19 arrobas, contribuindo para uma média de 20 arrobas.
Nesta etapa do circuito, o título de campeão na categoria de machos foi conquistado por Valério Teles Pires, da Agropecuária Santa Isabel, localizada em Canabrava do Norte (MT). Ele recebeu a honra da Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi atribuída a Hilário Moacir Herter, da Fazenda Boa Vista, com sede em Confresa (MT).
“Pela segunda vez, a Agropecuária Santa Isabel participa do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa. Fomos convidados pelo Renan, do JBS local, e inscrevemos um lote de machos e um lote de fêmeas, ambos oriundos do nosso criatório de Nelore”, comenta Valério Teles Pires, ganhador da Medalha de Ouro como Melhor Lote de Carcaças de Machos e Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.
Além disso, é importante destacar que, de acordo com a inovação do regulamento do Circuito neste ano, tendo participado tanto animais terminados em confinamento como em pastagens, foram classificados os Melhores Lotes – Medalha de Ouro tanto de animais terminados em confinamento como terminados em pastagens. O lote de animais de Valério Pires ficou com a Medalha de Ouro por sua composição de machos terminados em confinamento. Simultaneamente, os animais de Hilário Moacir também receberam reconhecimento, ganhando como o Melhor Lote de Carcaça de Machos Terminados em Pastagens.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Entre as fêmeas avaliadas, 75% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com cerca de 2 anos de idade. Em relação ao peso, 60,5% dos animais tinham mais de 14 arrobas, apresentando uma média de 15,1 arrobas. Quanto à cobertura de gordura, 68% possuíam em nível mediano ou uniforme.
Os prêmios para os lotes de fêmeas foram distribuídos da seguinte maneira: a Medalha de Ouro foi concedida a Valério Teles Pires, que também se destacou como o vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Machos; Neiva Schilke, da Fazenda Nova Erechim, localizada em Santa Cruz do Xingu (MT), conquistou a Medalha de Prata e seu lote também foi vencedor como o Melhor Lote de Carcaça de Fêmeas Terminadas em Pastagens, ficando com a Medalha de Ouro. Por fim, a Medalha de Bronze foi entregue a Maria Eliza de Camargo Benez, da Fazenda Benagro, situada em São José do Xingu (MT).
“As etapas do Circuito Nelore de Qualidade mostram o trabalho e a dedicação dos pecuaristas de cada região. Ficamos muito orgulhosos com o reconhecimento do nosso trabalho”, finaliza Valério.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 30/08 – Minerva Foods de Belén (PY)
- 05/09 – Friboi de Anastácio (MS)
- 06/09 – Friboi de Nova Andradina (MS)
- 12/09 – Friboi de Pimenta Bueno (RO)
- 14/09 – Friboi de Lins (SP)
- 21/09 – Friboi de Iturama (MG)
- 22/09 – Friboi de Vilhena (RO)
- 26/09 – Friboi de Ituiutaba (MG)
- 28/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
- 03/10 – Friboi de Pedra Preta (MT)
- 06/10 – Friboi de Mozarlândia (GO)
- 10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)
- 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 23/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
- 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.