A hotelaria hospitalar vai além da infraestrutura de ponta ao oferecer serviços intangíveis que prezam a biografia e o bem-estar do paciente
Como acontece em vários segmentos, o cliente da área de saúde também evoluiu e está cada vez mais exigente e busca um atendimento de excelência de ponta a ponta, da hotelaria e hospitalidade à segurança. Muito mais do que serviços, o paciente e seus familiares procuram ter uma experiência positiva desde a chegada até cada fase da jornada.
Atenta a esse cenário, a YUNA, clínica de transição de cuidados, tem como vocação encantar o paciente, por meio de seus colaboradores. Ao lado de uma assistência de qualidade, considerada obrigatória na instituição, a Hospitalidade compõe um conjunto de serviços de apoio ao atendimento médico que oferece ao paciente e seus familiares mais conforto e comodidade. Não se trata apenas de uma cama bem arrumada, por exemplo, mas de surpreender. Afinal, entender e atender a desejos, sempre que possível, pode auxiliar o processo de reabilitação e cuidado.
A hospitalidade oferecida em serviços de saúde, inclusive, distingue-se como algo intangível, capaz de tornar momentos de fragilidade em situações de mais tranquilidade e até mesmo renovadoras.
Na YUNA, essa ação tem início antes mesmo da chegada do paciente. A equipe entra em contato com os familiares para conhecer a biografia, respeitando a sua individualidade. Com base na sua história, é possível conhecer e entender a sua rotina, suas preferências, além de suas relações sociais e com os entes queridos.
A biografia é uma forma de olhar o ser humano como um todo. Ao ingressar na instituição, muitas vezes, o paciente se anima ao se deparar com o quadro intitulado “Minha história”, que aborda desde sua trajetória e histórico de vida até informações como cor, comida, foto e lugares preferidos, além de espiritualidade, família e seus amores.
“É muito importante para as famílias e pacientes sentirem que tivemos atenção aos pequenos detalhes e o cuidado em cada preparo, que inclui desde a arrumação do apartamento, a escolha das refeições de sua preferência, se possível (dependerá do plano terapêutico), até a realização de eventos, como aniversários ou uma conquista. Em transição de cuidados, o fato de ter o apoio da equipe de hospitalidade para realizar comemorações, receber pessoas para um almoço ou jantar, receber seu pet, por exemplo, faz com que a experiência do cliente seja encantadora”, declara Alexandra Cassiano, Gestora Operacional e de Hospitalidade da YUNA.
Cases de sucesso – o encantamento da família
De acordo com a gestora, é perceptível que, para as famílias, se sentir em um ambiente acolhedor as deixa mais confortáveis e faz com que se sintam fora de um hospital. “A filha do paciente José Moacir, que o acompanhou durante toda a internação, mudou-se de São Paulo para o interior em função de um novo trabalho e gostaria de sair com o pai e toda a família para almoçar. Infelizmente, nas condições clínicas do pai isso não era permitido. Dessa forma, a equipe de Hospitalidade não poupou esforços para fazer esse almoço acontecer.
Enviamos sugestões de cardápios para que escolhessem o ideal, preparamos um ambiente aconchegante para se sentirem em um restaurante e, ainda, ligamos a TV para que juntos pudessem assistir ao futebol, após o almoço”, esclarece Alexandra Cassiano.
Já a alta do paciente Eduardo foi marcada pela confraternização de toda a família, que se reuniu em um ambiente com bexigas e cartazes com frases motivacionais (as preferidas dele), ao lado dos colaboradores da YUNA, que prestaram saudações pela recuperação.
A YUNA, clínica de transição e reabilitação, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site https://yuna.com.br/