O que os funcionários buscam nas empresas?

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Você já se perguntou o que faz um funcionário escolher uma empresa para trabalhar? Ou o que o motiva a permanecer nela por muito tempo? 

Essas são questões importantes para os gestores e líderes, pois envolvem a atração e a retenção de talentos.

Não basta oferecer um bom salário e benefícios, mas ser uma empresa sem um propósito claro. 

Pois, as pessoas não querem viver apenas para trabalhar e buscam sempre algo mais que os façam sentir valorizados, engajados e felizes na sua carreira profissional.

Além disso, os colaboradores atuais estão focados em trabalhar em uma empresa que ofereça flexibilidade, tenha um propósito e oportunidade de crescimento. 

Mas existem vários outros fatores que influenciam na escolha dos profissionais. 

Neste artigo, vamos explorar alguns deles que influenciam na satisfação e no comprometimento dos funcionários com as empresas. 

Vamos lá?

5 fatores que influenciam os funcionários e que buscam nas empresas

Atualmente, as empresas estão procurando oferecer mais benefícios e vantagens aos funcionários para que eles se sintam mais motivados e produtivos.

Confira os principais fatores que eles buscam nas empresas a seguir:

Qualidade de vida

Os funcionários querem ter uma vida equilibrada e saudável, e esperam que a empresa tenha benefícios que ajudem a alcançar esse objetivo.

Como horários flexíveis, trabalho remoto e programas de bem-estar.

Com isso, eles se tornam mais motivados e produtivos dentro da empresa, além de contribuir para a saúde mental.

Oportunidades de crescimento

Todos os funcionários querem ter a oportunidade de crescer profissionalmente e desenvolver suas habilidades. 

Eles esperam que a empresa faça treinos, programas de mentoria e oportunidades de promoção.

Além disso, muitos esperam um plano de carreira bem definido e com promoções que possam ser conseguidas com o trabalho de cada um deles.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, normas e práticas que orientam o comportamento dos membros de uma organização. 

Ela reflete a identidade, a missão e a visão da empresa, bem como a influência de como os funcionários se relacionam entre si e com os clientes, fornecedores e parceiros.

Uma cultura organizacional forte e positiva é capaz de atrair e reter funcionários que se identificam com ela e que compartilham dos mesmos objetivos. 

Por outro lado, uma cultura fraca ou negativa pode gerar desalinhamento, conflitos e insatisfação.

Os funcionários buscam nas empresas uma cultura que valorize a diversidade, a ética, a transparência, a colaboração, a inovação e o aprendizado contínuo. 

Eles querem fazer parte de um ambiente que os inspire e os desafie a crescer profissionalmente.

Além de oferecer ótimos benefícios, como plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, reembolso corporativo e muitos outros.

Reconhecimento e feedback

Outro fator que os funcionários buscam nas empresas é o reconhecimento pelo seu trabalho. 

Eles querem ser elogiados, premiados e promovidos quando atingem ou superam as metas estabelecidas.

Além disso, eles querem receber feedbacks constantes sobre o seu desempenho, suas forças e suas oportunidades de melhoria. 

Assim, podem ter um diálogo aberto e construtivo com seus gestores, que os orientam e os apoiam no seu desenvolvimento.

O reconhecimento e o feedback são formas de demonstrar respeito, confiança e consideração pelos funcionários. 

Eles contribuem para aumentar a autoestima, a motivação e o engajamento dos colaboradores com as empresas.

Autonomia e flexibilidade

Um terceiro fator que os funcionários buscam nas empresas é a autonomia para realizar seu trabalho da forma que consideram mais adequada.

Dentro dos limites estabelecidos pela empresa. 

Assim, eles têm liberdade para tomar decisões, propor soluções, expressar opiniões e sugerir mudanças.

Bem como tem flexibilidade para adaptar seu trabalho às suas necessidades pessoais, como horários, locais, ritmos e estilos de trabalho. 

Com isso, os funcionários conseguem ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, sem prejudicar sua produtividade ou sua qualidade.

A autonomia e a flexibilidade são formas de estimular a criatividade, a inovação e a responsabilidade dos funcionários. 

Eles favorecem a adaptação às mudanças, a resolução de problemas e a satisfação dos clientes.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu alguns exemplos do que os funcionários buscam nas empresas. 

É claro que cada pessoa tem suas preferências e expectativas individuais, mas há alguns aspectos que são comuns à maioria dos profissionais.

Portanto, se você quer atrair e reter talentos na sua empresa, é preciso estar atento ao que eles valorizam.

E oferecer condições favoráveis para que eles se sintam realizados no trabalho.

Assim, você terá uma equipe motivada, comprometida e produtiva.