Dia Mundial do Secondhand: data traz reflexões sobre consumo consciente

Read Time:2 Minute, 7 Second

 

Peças secondhand são excelentes alternativas para consumir de forma mais responsável, priorizando a economia circular

 

 

O mundo, de forma geral, vem repensando a forma de consumo e, nesse sentido, a moda sustentável é um movimento que tem crescido cada vez mais, principalmente entre as novas gerações. Uma excelente alternativa para consumir de forma mais consciente e inteligente é priorizar compras no mercado secondhand (segunda mão em tradução livre) – celebrado no dia 25 de agosto – destacando a importância sobre o reúso e práticas envolvendo a economia circular.

Este nicho vem crescendo a cada ano. A abertura de estabelecimentos que vendem itens usados no Brasil aumentou 48,58% nos seis primeiros meses dos anos de 2020 e de 2021 – o maior número em seis anos, segundo o Sebrae.

No segmento de joias, a dependência da mineração faz com que o negócio seja um dos grandes vilões da natureza, mas, apesar de alguns considerarem inusitada a conexão entre o mercado de joias e sustentabilidade, a alternativa para isso está no secondhand de luxo, prática que reduz o impacto aos recursos naturais.

À frente da tendência no Brasil está a Orit, pioneira no segmento de joias e relógios de luxo secondhand, com uma tradição de compra, venda e troca de peças desde 1958. Segundo Nicole Sztokfisz, Diretora de Marketing e Sustentabilidade da empresa, cresce cada vez mais o público que consome produtos de luxo secondhand justamente devido à ampliação do entendimento da importância do consumo consciente.

Celebração sustentável

Para celebrar o Dia Mundial do Secondhand, a Orit organizou o Amigo Secreto Secondhand entre a equipe. O que tornou a celebração autêntica, única e sustentável, foi a troca de presentes com itens usados.

Presentear com artigos usados não se torna só uma ação sustentável, mas também um exercício de criatividade e desapego. Nicole conta sobre a experiência de promover o amigo secreto secondhand: “Realizar um evento com itens usados reforça o nosso propósito, que é estender ao máximo o ciclo de vida das peças. Nos lembra também que circular itens que um dia fizeram sentido a nós e agora poderão ter novos significados e histórias, além de abrir espaço para o novo”.

A Orit espera que a iniciativa seja uma inspiração para as pessoas adotarem essa abordagem sustentável em celebrações para que, a médio prazo, vire hábito de consumo do dia a dia. Com gestos simples e conscientes, as festividades se tornam uma oportunidade de união, amizade e cuidado com o planeta.

 

 


Fernanda Ribeiro
fernanda.ribeiro@digitaltrix.com.br
(11) 97347-1592