Convergência entre EAD e IA no nível superior

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A jornada do Ensino a Distância (EAD) tem ganhado cada vez mais ascensão. Impulsionada pela tecnologia em constante evolução, a modalidade tem cada vez mais destaque e alunos, principalmente no nível superior. Por isso, as instituições têm investido e aprimorado seus sistemas e recursos com foco na qualidade do aprendizado e aproveitamento eficaz da inteligência artificial (IA).

Além disso, o desenvolvimento da era digital está permitindo que a educação seja disseminada com mais facilidade. Nos cursos de Graduação, os benefícios desse cenário geram resultados positivos para docentes e estudantes. Sabendo utilizar corretamente as diversas plataformas facilitadoras, ambos os lados saem ganhando.

A IA trouxe adaptação e especificação para o centro da sala de aula. Quem está atento e sabe tirar proveito dessa sinergia existente, consegue ter um desempenho otimizado, melhor compreensão e estrutura mais completa dos materiais e conteúdos utilizados nas ferramentas de tecnologia.

Personalização do Aprendizado

Uma das facetas mais impactantes da IA no nível superior é a personalização do aprendizado. Plataformas educacionais equipadas analisam dados de desempenho dos estudantes, permitindo uma abordagem mais direcionada e customizada. Cada aluno é único em seu processo acadêmico, e a IA entende isso.

UNIASSELVI é uma instituição referência no uso e aproveitamento da IA na área pedagógica. Um dos primeiros mecanismos oferecido pelo centro de ensino foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – portal do aluno, que tem o nome de Gioconda. Depois vieram os laboratórios virtuais e o Leo App, e esses são só alguns exemplos.

Atualmente a instituição lançou o projeto de Autonomia Autorial Digital Docente (AADD), que tem o objetivo de certificar os níveis de conhecimento técnico, atuação, criatividade e capacidade de coordenadores, professores e tutores. Ele faz parte do CONECTA (Programa de Formação Continuada Acadêmica).

Segundo, Thuine Daros, Diretora de Planejamento Acadêmico, a iniciativa consegue fazer um levantamento das principais habilidades do corpo docente. “É possível, descobrir, explorar e compartilhar ainda mais conhecimento para a ampliação do repertório pedagógico inovador”.

O engajamento dos envolvidos e a antecipação aos desafios futuros são alguns benefícios que a ação vem apresentando. Thuinie completa:

“Metodologias inovativas favorecem e qualificam o aprendizado, fazendo com que o estudante seja capaz de resolver problemas reais do campo profissional e suas habilidades necessárias para essa atuação. Esse é conhecimento que transforma”.

Dentro do CONECTA existe também a academIA, um espaço onde os docentes podem acompanhar temas de IA, itens de IA para a sala de aula, explorar o potencial do ChatGPT no ensino, consultar apresentações criadas por IA e mais detalhes.

Por Redação UNIASSELVI