Com abertura de nova turma do Nível I, colégio prevê início das aulas ainda para agosto, disponibilizando, inicialmente, cerca de 15 vagas no período vespertino, para crianças a partir de 1 ano e 5 meses
A Rede de Educação Santa Marcelina, reconhecida por sua tradição e inovação em uma proposta educacional sociointeracionista, anuncia a abertura de uma nova turma de Nível I na unidade de Palmas (TO), com início das aulas programado para o mês de agosto. Inicialmente, serão disponibilizadas de 10 a 15 vagas no período vespertino, para crianças a partir de 1 ano e 5 meses. O Colégio prevê, ainda, a ampliação das turmas para o ano de 2024.
De acordo com a diretora da Unidade de Palmas, Irmã Sueli Minosso, o objetivo da expansão é elevar ainda mais a qualidade da educação infantil na região, atender à crescente demanda por um ensino de excelência e proporcionar às crianças uma base sólida para seu desenvolvimento integral.
“A nossa proposta é bem diferente do modelo de berçário. As crianças terão a oportunidade de vivenciar todas as experiências oferecidas às turmas maiores, como a exposição à língua inglesa, experiências com contextos, aprendizagem e desenvolvimento que visa o respeito, atenção e escuta ativa, além de momentos de interação e socialização que já fazem parte de nossa cotidianidade”, explica.
Segundo a coordenadora pedagógica da Unidade, Jamira Rocha, a educação infantil desempenha um papel crucial na construção das primeiras aprendizagens e no processo educacional como um todo. “Embora a metodologia utilizada nas turmas de Nível I seja a mesma que aplicamos nos demais níveis, estamos organizando formações baseadas em Reggio Emília e na Abordagem de Pickler. A partir disto, o objetivo é suprir necessidades específicas desta faixa etária, como aprimoramento do cuidado, acolhimento, socialização e desenvolvimento das crianças”, comenta.
Promovendo crescimento saudável em um ambiente acolhedor
Segundo Ir. Sueli, a abordagem lúdica e participativa, que incentiva as crianças a explorar, questionar e desenvolver habilidades socioemocionais, é uma característica intrínseca ao projeto pedagógico do Santa Marcelina, proporcionando um aprendizado significativo e uma base sólida para o desenvolvimento futuro dos estudantes, sendo também um pilar presente na nova turma.
“Projetamos oferecer turmas ainda mais avançadas no futuro e seguir realizando um trabalho que corrobore para o desenvolvimento dos nossos estudantes “, finaliza Ir. Sueli.
Sobre a Rede de Educação Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 8 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rondônia, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem e às principais tendências do mercado educacional.