Capital da Aventura, Brotas agora quer o título para Cerveja Artesanal

Read Time:14 Minute, 9 Second

Brotas, no interior de São Paulo, é um município muito procurado por turistas que buscam experiências próximas a natureza e que aliam fortes emoções ligadas ao meio ambiente. Tanto é assim que a cidade ficou conhecida como a capital de aventura, sendo o destino turístico de meio milhão de pessoas por ano.

 

Localizada na parte mais central do estado, a cidade é atrativa durante o ano inteiro e mantém um público ávido por emoções durante toda a temporada, com vários pontos turísticos e muitos atrativos naturais, além da excelente infraestrutura para receber os visitantes, como bons restaurantes, bares, parques e uma ampla rede hoteleira, composta por hotéis tradicionais e de luxo, pousadas, hostels, pensões, albergues, chalés, casas de aluguel.

 

“A cidade chama muito a atenção pelo turismo de aventura, passeios, eventos culturais e pela grande variedade de destinos gastronômicos que podem ser aqui encontradas”, afirmou Fábio Pontes, Secretário de Turismo em Brotas.

 

“Recebemos, semanalmente, cerca de 10 mil pessoas nos finais de semana comuns e nos feriadões a população dobra, o que dá aproximadamente 500 mil pessoas por ano. E, graças aos nossos recursos naturais, temos atrações turísticas durante o ano inteiro”, completou o Pontes.

 

Porém, a cidade reserva muito mais do que atividades de lazer, como o arvorismo, bóia-cross, canionismo, flutuação, rafting, rapel e tirolesa. Somente por oferecer tudo isso, pode parecer que a cidade já seria ideal para quem procura um destino dos mais movimentados e encantadores sem sair do Brasil.

 

Mas não! Após conquistar o título de capital da aventura, Brotas agora quer ser a Capital da Cerveja Artesanal e as cervejarias instaladas na cidade estão conquistando e encantando cada vez mais os turistas, além da população local.

 

Para isso, a cidade é um dos mais novos municípios brasileiros a ganhar um programa de incentivo ao desenvolvimento de cervejarias artesanais. “A produção da cerveja tem se tornado um hobby para muita gente, mas essa atividade vai muito além disso aqui em Brotas e está se transformado em um negócio promissor para muitos estabelecimentos”, disse Pontes.

 

Tanto é verdade que a quantidade de produtores tem chamado a atenção do poder público que criou uma lei para estimular ainda mais as cervejas produzidas no município, quem tem apenas de 24 mil habitantes (pelo Censo 2023) mas que possui cinco cervejarias instaladas, e todas em plena atividade produtiva.

 

Na capital da aventura, a lei é recente e foi promulgada em abril, com a criação do Programa de Desenvolvimento às Microcervejarias Artesanais no Âmbito do Município da Estância Turística de Brotas.

 

“A cidade já é turística por vocação e pelos seus atraentes recursos naturais, mas cabe a nós, enquanto gestores do poder público, promover e diversificar ainda mais as ações na cidade”, enfatizou Pontes.

 

Estudo do Sebrae aponta que o modelo de negócios de cervejas artesanais contribui para promover arranjos produtivos locais e, consequentemente, o fomento da economia. Entre os resultados positivos, podem ser citados a criação de empregos e geração de renda, além da promoção do crescimento do turismo local.

 

“Enquanto negócio, as cervejarias têm se mostrado uma atividade econômica que ganha cada vez mais importância nas mais diferentes regiões e aqui não é diferente. Estamos levando isso tão a sério que já planejamos a criação de uma Rota Cervejeira para atrair visitantes que queiram experimentar as variadas cervejas artesanais produzidas em Brotas”, concluiu o entusiasmado secretário de Turismo.

 

“Quem já conhece esse mercado sabe a força que a produção artesanal de cerveja está ganhando em todas as partes do país. A novidade é que isso começa a ser reconhecido pelas autoridades, principalmente quando outros municípios estudam criar projetos parecidos”, disse Carlos Alberto Zem, consultor de projetos especiais do Simespi para o Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias (APL Cerva).

 

Aventura Líquida

Na capital das experiências arriscadas, os empreendedores Fabio Luís di Toro Carça, que começou com uma padaria, e Wagner Roberto Sacardo Filho, que se embrenhou no mundo dos negócios com uma loja de roupas, um dia resolveram fazer cerveja. Uniram as forças e suas expertises para começar a produção e, em 2018, criaram a cervejaria Aventura Líquida.

 

“Logo que iniciamos a fabricação enviamos amostras das nossas cervejas para a CooperBreja, que é uma Cooperativa Cervejeira, de Ribeirão Preto/SP, e o resultado foi bastante satisfatório”, lembrou Fabio. “Na análise sensorial, os parâmetros analisados foram aparência, aroma, sabor, consistência e, como na avaliação global, estava tudo dentro das normas foi fácil concluir que nossas receitas estavam no caminho certo”, lembrou.

 

Nada mal para uma cervejaria que se iniciou na antiga oficina de geladeiras do pai de Fábio, que precisou dar lugar, em definitivo, para o moedor de grãos, os tanques, barris e fermentadores. Daí pra frente evoluíram rapidamente.

 

“Estamos indo bem, o produto é muito bem aceito e, atualmente, temos capacidade para produzimos até 20 mil litros ao mês e de apenas três estilos, Lager, Session IPA e a Stout. Possuímos 40 pontos de vendas e, não só aqui em Brotas, mas também em cidades da região. Acho que estamos prosperando”, disse Wagner com ar de muita satisfação.

 

Serviço – Aventura Líquida

  • Pedro Saturnino de Oliveira, 115 – Centro
  • Horário de Funcionamento:Segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14 às 18h30. Aos sábados das 9h às 18h30
  • Telefone(14) 99853-7035
  • @aventuraliquida

 

Brotas Beer

A maior cervejaria local é a Brotas Beer e visitar a fábrica já é tradição em Brotas, até mesmo porque é a grande responsável pela cultura cervejeira ter se iniciado na cidade. Criada no ano de 2010, pelo técnico cervejeiro da empresa, Márcio Egea Secafin, hoje a cervejaria produz 55 mil litros e possui 14 rótulos dos mais diferentes estilos em seu portfólio. A visitação a fábrica oferece uma degustação é completa.

 

Ao longo desses 13 anos de história, a cervejaria já teve dezenas de rótulos premiados em festivais pelo mundo afora. Ao todo, a Brotas Beer já conquistou 43 prêmios nos mais variados concursos, sendo 22 internacionais e 21 nacionais.

 

“Nossas cervejas mais premiadas são a Schwarzbier, Lager de coloração escura e corpo médio; e a nossa clássica Dry Stout, com malte torrado, notas de café e um leve aroma de chocolate, com 11 medalhas cada uma”, conta Márcio com muito orgulho.

 

Planejando uma reestruturação que vai aumentar ainda mais a capacidade produtiva, uma outra novidade da Brotas Beer, que não para se atualizar, foi a instalação de uma geladeira self service na porta da cervejaria. Com o novo equipamento, em horários em que a casa ainda está fechada, a pessoas podem retirar growlers de um litro de cerveja, direto do tanque, e bem gelada.

 

“Foi um investido muito feliz e a inciativa já tem trazido bons resultados. Agora não tem mais desculpas para ficar sem cerveja no final de semana, a geladeira aceita cartão e oferece vários estilos”, completou Márcio.

Restaurante

A cervejaria Brotas Beer também tem um restaurante em suas instalações e serve um cardápio bem extenso. Como um gastropub, além da carta de cervejas artesanais da casa, onde o cliente pode se servir à vontade nas seis torneiras, o menu possui pratos variados.

 

Entre os principais, o destaque fica para a culinária típica alemã, representada pelo Eisbein. Além do joelho de porco, o prato acompanha ainda chucrute salteado em especiarias, salsicha branca, batata rústica, purê de maçã e, como não pode faltar, a mostarda escura e defumada. Ainda há opções de carnes, saladas, lanches e petiscos, com especial atenção para o bolinho de cevada, para comer de rezando.

 

Serviço – Brotas Beer

  • Local:  Ângelo Martineli, 85 – B. São João, Brotas/SP
  • Horário de Funcionamento:de terça a sábado das 18h às 00h
  • com.br
  • Telefone:(14) 3653-5152
  • @brotasbeer

 

Casa da Mina

A terceira cervejaria desta série é a segunda mais antiga da cidade de Brotas e, desde 2015, a Casa da Mina vem produzindo uma cerveja de qualidade, como pude atestar. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer as instalações, pois os proprietários estavam viajando, como estavam quando se conheceram, nos EUA, há 17 anos.

 

Ciliana Liorci é de Brotas, mas meu marido e mestre cervejeiro, Gilberto Liorci Jr., é de São Paulo. E quem é do interior sabe que quando um paulistano se apaixona pelo interior é assim mesmo e, neste caso, a paixão veio em dose dupla: pela esposa e pela cidade, ou vice versa.

 

Felizmente, a sorte me acenou e encontrei um ponto de venda dessa cerveja, que fica localizado em um Beach Tennis, no centro da cidade, onde tive a oportunidade de provar três estilos: Vienna Lager, APA e IPA, um melhor que outro, diga-se de passagem.

 

Aberto há um ano, o espaço esportivo pertence aos proprietários da Casa da Mina, que também usam o empreendimento para comercializar suas cervejas. “Gostamos de ter variedade, assim produzimos 16 rótulos e, em breve, teremos uma novidade, que será um Pilsen Fit, sem gluten. Quanto aos demais, nossa produção é voltada para os estilos mais clássicos, com receitas das escolas belga, alemão e americana”, completou.

 

O nome da marca tem origem nas várias nascentes existentes na propriedade onde a cervejaria está instalada, mas que não recebe visitas e ficando restrita apenas ao processo de produção que, atualmente, está em seis mil litros mensais.

 

“Aqui a cerveja é feita com água da melhor qualidade”, afirmou Ciliana, ao informar que o manancial utilizado para abastecer a produção vem de um poço artesiano.

 

Dentre os estilos mais procurados, além dos que provei, a Casa da Mina ainda produz Pilsen, Summer, Oktoberfest, Belgium Blond, Ginger Beer, Weizen, Red Ale e Witbier.

 

Serviço – Cervejaria Casa da Mina

Rua Olinda Destefani, 1180 – Brotas/SP

@casadaminabeer

 

Beach Tennis

Rua Otávio Camilo, 170 – Brotas/SP

14 98173-9991

@beachtenniscasadamina

 

Cultiva

A cervejaria Cultiva fica incrustada num ambiente rural, na cidade de Brotas, seguindo por um charmoso caminho de terra, em uma estradinha que dá acesso ao arborizado bairro Águas Claras. A vista ao entorno é toda cercada por uma verdejante natureza que encanta o visitante, como sendo uma extensão da propriedade.

 

Ao redor do amplo espaço que chamam de celeiro se abre as portas de uma cervejaria toda voltada para o turismo rural e que oferece uma experiência de sabores irresistíveis em uma área que mais parece um grande quintal, de ambiente familiar e muito propício para crianças e animaizinhos de estimação.

 

Para beber, a cervejaria que também é produtora de mel, – sim, é isso mesmo, a apicultura faz parte da história da Cultiva – possui quatro estilos. A cerveja de entrada é a Nascente: uma Kölsch. Seguindo com os nomes bucólicos, temos ainda a Riacho, que é a Hop Lager e Paiol, a Weizenbock.

 

Colméia é o estilo mais inusitados dentre os rótulos e se trata de uma ESB. Confesso que não tinha conhecimento desse estilo por esse nome, mas fui pesquisar e descobri que é uma cerveja conhecido por diversas outras nomenclaturas, como o nome completo: Extra Special Bitter (ESB), English Pale Ale e Strong Bitter, que é como eu conhecia, mas essa tem um sabor único, pois possui mel silvestre em sua fórmula. O sabor é apaixonante.

 

A marca Cultiva surgiu em 2018, quando os irmãos Rodrigo e Robson Parisi decidiram entrar de cabeça no mercado cervejeiro, aproveitando a estrutura da propriedade apiária. Mas a produção da cerveja, que é de quatro mil litros/mês, já havia se iniciado alguns anos antes, no final de 2013.

 

“Até 2015 era engenheiro de produção, mas vi que aqui tinha potencial para algo mais, além da apicultura, e a cervejaria começou a crescer. Hoje queremos continuar prosperando fomentando o turismo rural e oferecendo experiências ligadas aos prazeres da natureza”, afirmou Rodrigo.

 

Mas a visita pela Cultiva ainda reserva outras boas surpresas e, para matar a fome, a cervejaria serve um delicioso petisco de requeijão de corte recheado de linguiça e que acompanha o maravilhoso mel silvestre ali mesmo produzido. Há ainda a mandioca frita, também cultivada no local.

 

Para terminar, no mesmo celeiro onde está a cervejaria, com suas quatro torneiras, ainda há uma lojinha com as cervejas engarrafadas, além de produtos à base de mel, ideais para você comprar algumas lembranças e assim desfrutar desses deliciosos sabores em sua própria casa.

 

Serviço – Cervejaria Cultiva

 

Limoni´s Beer

A cervejaria Limoni´s Beer é um projeto de dois irmãos, que fica dentro do Sítio Panorama. Na propriedade, localizada na zona rural do município de Brotas, Samuel e Sergio plantam café e tem na cerveja um novo e desafiante negócio, onde são produzidos quatro mil litros/mês.

 

Boa parte de toda cerveja produzida no local é servida em um bar próprio, na vizinha cidade de Dois Córregos, e que leva o mesmo nome da cervejaria. Que, por sinal, é o sobrenome da família.

 

Das cinco cervejarias de Brotas, a Limoni’s Beer é a única que não oferece degustação e nem visita a sua fábrica. Portanto, como não há um roteiro para se conhecer às instalações onde é feita a cerveja me prontifiquei a ir até lá. É longe da cidade e foi necessário me deslocar alguns quilômetros a mais para curtir essa experiência.

 

Coloquei o carango pra rodar e, numa ensolarada manhã de domingo, fui conhecer o sítio, com direito a ter que parar o carro na estrada para abrir e fechar a porteira e, finalmente, adentrar na propriedade para descobrir uma das pilsens mais cristalinas que já provei.

 

Além da Pilsen, a Limoni’s Beer ainda produz uma receita de trigo, uma Stout e, claro, uma IPA, mas que infelizmente não estava à disposição na fábrica, então prová-las vai ficar para a próxima viagem.

 

Apesar da pequena produção, os irmãos estão otimistas e já distribuem em cinco cidades ao redor, além de Brotas e Dois Córregos, a cerveja dos irmãos Limonis está chegando a Barra Bonita, Jaú, Mineiros do Tietê e Torrinha.

 

“Ainda é um subproduto do sítio, mas é um bom negócio e dá pra crescer ainda mais”, afirmou Samuel. “O que necessitamos agora, e será o próximo passo, é que precisamos aumentar os pontos de venda”, completou concordando Sergio.

 

Falta de espaço não será pretexto para os irmãos não ampliarem o processo fabril. O sítio é bem grande, espaçoso e o ambiente de trabalho é bastante tranquilo, mesmo porque são apenas eles dois que cuidam de tudo por lá.

 

Serviço – Limoni’s Beer

·         Sítio Panorama, s/n. Bairro Limoeiro – acesso no Km 151 da Rodovia Paulo Nilo Romano – Brotas/SP

Serviço – Cervejaria Limoni’s

·         João de Oliveira Simões, 570 – Dois Córregos/SP

·         14 98152-5933

·         Quarta, quinta e sexta-feira a partir das 17h e sábado a partir das 16h

·         @choperialimoni

Cidade abraçou a causa

Brotas, literalmente, comprou a ideia dos empreendedores cervejeiros, tanto que nos mais diversos estabelecimentos espalhados pela cidade são encontrados algumas das cinco marcas produzidas na cidade.

 

O Restaurante Camillo, um dos mais antigos e tradicionais de Brotas, e que fica situado no coração da cidade, sendo referência entre os brotenses, serve a cerveja Brotas Beer com exclusividade em suas torneiras.

 

Com uma grande área, Brotas é o 28º maior município paulista em extensão territorial e possui diversos parques espalhados pela sua enorme área. A maioria deles também abraça a causa artesanal e comercializam as cervejas produzidas na cidade, como o restaurante Mirante da Cuesta, localizado dentro do Recanto das Cachoeiras, que oferece as cervejas Aventura Líquida e Brotas Beer.

 

“Oferecer o produto local é parte da nossa essência e faz toda diferença porque é único e isso agrega valor ao nosso negócio”, afirmou Rodrigo Braga Saldanha, proprietário do Recanto das Cachoeiras.

 

Já o Sítio Pantanal tem parceria com a Cerveja Cultiva e vende tanto garrafas quanto a cerveja nas torneiras. “Aqui a preferência dos usuários se divide. Como temos um lago artificial, as pessoas gostam de apreciar o chope como se estivessem em uma praia, mas temos também aqueles usuários que gostam de levar para casa, como suvenir”, afirmou a proprietária Elisângela Maria de Oliveira.

 

A Casa da Mina tem seu produto no Brotas Eco Resort Peraltas, um dos principais compradores, mas também serve para bares e restaurantes da cidade, como o Kanoas Bar e o World Burguer. Além, de distribuir parte da produção na cidade de Jaú.

 

Por fim, Brotas já era um destino perfeito com seus parques oferecendo muitas experiências e aventuras. Porém, agora está se transformando em um verdadeiro paraíso para os apreciadores de cervejas artesanais, dos mais diversos estilos. Então, aproveite a viagem para se deliciar com a infinidade de rótulos produzidos na cidade.

 

Texto e fotos: Marcelo Basso