Apesar da atual crise econômica, o mercado de franquias ainda é uma excelente opção de investimento
O setor de franquias ainda é um dos principais caminhos para muitas pessoas que buscam ter o próprio negócio. Isso porque investir em uma franquia é uma opção com um excelente retorno em médio e longo prazo. Para ingressar nesse ramo, é essencial conhecer os tipos de franquias existentes no mercado.
Existem muitos modelos distintos de franquias, que são indicados para os mais variados investidores, independentemente do capital inicial para o investimento e da estrutura disponível para iniciar o negócio. Conheça 6 modelos de franquias que são opções incríveis para investir nesse ramo:
Franquia unitária
A franquia unitária é o modelo mais comum no mercado. Nesse modelo, o investidor abre uma loja em um local predeterminado com exclusividade para comercializar os produtos da marca.
Franquia master
Nesse modelo, o empreendedor pode abrir vários pontos de venda da franquia em uma região concedida previamente pela franquia. Também é possível terceirizar os pontos de venda. Apesar de ser um modelo com um alto investimento inicial, o retorno é proporcional.
Franquia combinada
Nessa categoria, a pessoa pode adquirir várias franquias e montar um negócio com todas elas combinadas, desde que aprovadas pelas marcas. Um exemplo são os postos de combustíveis que possuem lojas de conveniência, farmácias, entre outras.
Franquia de conversão
A franquia de conversão é a modalidade onde o empreendedor já possui um negócio e deseja transformar o estabelecimento em uma franquia aproveitando todas as vantagens que essa modalidade oferece, mas ainda usufruindo de sua infraestrutura já existente. Alguns exemplos são farmácias, escolas de idiomas e pet shops.
Shop in shop
Shop in shop, ou, em português, loja dentro de loja, como o próprio nome já sugere, é quando o empreendedor já possui um negócio e deseja abrir uma franquia dentro de sua loja de uma modalidade que possa complementar seu estabelecimento.
Microfranquia
Uma ótima opção para pessoas que possuem pouco capital e desejam começar a investir em uma franquia. As microfranquias possuem um investimento inicial que varia entre R$ 22 mil e R$ 86 mil, e possuem uma variedade de serviços e produtos. Alguns exemplos de franquias de sucesso que se encaixam nessa modalidade e estão muito em alta são as franquias de energia solar.
É muito importante que a pessoa que deseja abrir uma franquia procure alguma marca que seja compatível com seu perfil de empreendedor e pesquise sobre a reputação da marca, lucratividade e experiência de outros empreendedores com a marca para garantir o sucesso do empreendimento.