Novo estudo do Capterra mostra que, embora o Pix lidere, cartão de crédito ou débito e boleto ainda são métodos relevantes no comércio eletrônico
O sistema de pagamento instantâneo Pix, lançado no final de 2020, vem consolidando fortemente a sua reputação a ponto de já ser o método favorito dos clientes de lojas online para realizar transações nesse tipo de estabelecimento.
A pesquisa recente do Capterra, plataforma de comparação de softwares, sobre o uso do Pix mostra o sistema de pagamento como o método favorito de 42% dos clientes, seguido por cartão de crédito ou débito (28%) e boleto (26%).
Para o estudo, foram ouvidas 1043 pessoas de todas as partes do Brasil. Este é o segundo estudo do Capterra que aborda a adoção do Pix, portanto, sempre que pertinente, há comparação entre as pesquisas de 2021 e 2023.
Quando se trata de comércio físico, os dados mostram uma situação diferente. Isso porque o Pix e o cartão de crédito ou débito aparecem empatados em primeiro lugar entre os meios de pagamento favoritos dos consumidores desse tipo de comércio –ambas formas de pagamento alcançaram um total de 35%.
“Embora no varejo físico o Pix ainda não lidere em termos de favoritismo, com o lançamento de novas funcionalidades pelo Banco Central para o sistema é provável que ele alcance outros patamares no futuro, consolidando a evolução dos meios de pagamento no Brasil”, comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.
Outro dado relevante sobre o sistema Pix, que contabilizou bilhões de transações em apenas um ano, é que quase metade dos consumidores estariam propensos a deixar de comprar em uma loja –tanto física quanto online– se ela não tiver o Pix entre suas opções de método de pagamentos disponíveis.
Dos consumidores que usam Pix no varejo físico, 43% se consideram propensos em algum grau a tomar essa ação. Já no comércio online são 46% dos respondentes que considerariam deixar de comprar em um estabelecimento se o Pix não estivesse disponível.
Conveniência é o diferencial do Pix no varejo físico; no online, a rapidez
Quando questionados qual o principal fator que faz os respondentes escolherem o Pix no varejo físico, a conveniência é o que fala mais alto (45%). Afinal, com o Pix o usuário não necessita tomar muitas ações para finalizar uma compra.
“Também é importante destacar que muitos recursos dos consumidores se concentram no celular, sendo os métodos de pagamento um deles. Dessa forma, não há necessidade de carregar cartões ou dinheiro em espécies quando é possível concluir uma transação realizando apenas a leitura de um QR code”, finaliza Marcela Gava.
No caso do comércio eletrônico, é a rapidez que fala mais alto (44%) para os consumidores desse tipo de estabelecimento. Vale lembrar que, quanto mais rápido um pedido é aprovado, maiores as chances de o consumidor recebê-lo em suas mãos, o que pode impulsionar a escolha pelo Pix. Afinal, com o sistema instantâneo, os pagamentos podem ser aprovados em segundos, já outros métodos podem ter um maior tempo de compensação.