Pessoas que dormem tarde podem viver menos, e a culpa não é do sono

Read Time:2 Minute, 14 Second

Estudo aponta relação de fumar e beber álcool com a preferência pela vida noturna

Um bom sono pode gerar muitos benefícios ao ser humano, além de evitar vários problemas. Mas isso já é de conhecimento da maioria. Só que pesquisadores da Finlândia descobriram que as pessoas que ficam acordadas até mais tarde tendem a morrer com uma idade mais jovem. E o motivo não é o sono. O resultado apontou a morte mais precoce com o uso de bebidas alcoólicas e fumo. 

 

Esse estudo demorou quase 4 décadas para ser concluído. 23 mil gêmeos adultos finlandeses foram analisados por um período. 43% deles disseram ser do tipo noturno. Ou seja, aqueles que gostam de ficar acordados até mais tarde.

 

Relação do sono com álcool e cigarro

Trabalhos anteriores relataram que os notívagos (como são chamados) têm mais chances de morrer, já que possuem menos prudência em algumas situações, se arriscando mais. Só que a última pesquisa, realizada pelo Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, aponta um um caminho diferente para o mesmo resultado.

 

O relatório aponta que o aumento no risco de mortalidade de uma pessoa noturna está diretamente ligado com o fato de beber álcool e fumar – hábitos completamente distintos daqueles que são matutinos.

 

Por mais que uma pessoa prefira dormir tarde, isso não significa automaticamente ter maus hábitos de sono. Mas, na maioria das vezes, eles estão juntos. Logo, pode gerar diversos problemas físicos e mentais. Também há estudos que já relacionaram a falta do sono de qualidade com vício em nicotina e álcool, por exemplo.

 

O estudo

Os participantes foram acompanhados de 1981 até 2018. Foram analisadas taxas de mortalidade e fatores que envolvem a educação, IMC e hábitos de sono no decorrer da vida (principalmente a quantidade de fumo e bebida consumida).

 

Mais de 8.500 pessoas morreram. Os professores identificaram que a chance de óbito era 9% maior nas pessoas que disseram ser noturnas do que aquelas que declararam ser matinais.

 

O detalhe é que as pessoas que bebiam moderadamente e não fumavam não apresentaram risco de morrer por qualquer motivo que seja. E as doenças geradas pelo álcool e cigarro foram responsáveis pelas mortes adicionais.

 

Apesar de os cientistas afirmarem que são necessários mais estudos para entender exatamente a relação que o ser humano possui com o momento de dormir, algumas coisas são fatos. 

 

Uma delas é a importância de se ter móveis de qualidade para garantir um sono de qualidade. Para isso, ter um colchão casal Castor pode ser indicado por especialistas. Outro fator é sobre a necessidade de se escolher estilos de vida que vão interferir diretamente na saúde de cada um.