A vanguarda brasileira no Open Finance e com o Pix dá destaque ao Brasil para áreas nunca antes reconhecidas: a tecnologia e o sistema financeiro. O país do carnaval e da exportação de commodities ganha cada vez mais notoriedade com os avanços e novidades como os recém-anunciados PIX Automático, BolePIX e PIX Garantido e atrai o olhar de empresas estrangeiras, que trazem novos modelos e impulsionam a inovação e a manutenção do pioneirismo tupiniquim. O economista Gabriel Falk analisa a aceleração nos podcasts Plano Real e Banking Jungle, lançados para desmistificar o mercado financeiro e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da nação.
“O Brasil ficou 18 anos sem novos produtos após a criação do TED, em 2002, e compensou nos últimos três anos, em que teve avanços significativos com o PIX, o Open Finance e o Real Digital – que já está em teste. Esse progresso trouxe reconhecimento internacional, passamos a ser mais do que o país do samba, do futebol e da Fórmula-1 e aumentam o interesse de empresas de fora, que vêm a chance de entrar em um dos maiores mercados consumidores do mundo, com 215 milhões de pessoas”, avalia Falk.
Em 2021 o Brasil teve recorde no número de empresas estrangeiras solicitando instalação no país, com a marca histórica de 36, segundo o Ministério da Economia, e esse índice deve ter um salto exponencial nos próximos anos. “O Brasil é muito receptivo, aberto à inovação e ávido por tecnologia, e o Open Finance está abrindo a porta que dá acesso a todo o sistema de informações que mapeia o comportamento do consumidor e suas dificuldades. A dor do brasileiro é o crédito limitado e os juros altos – e é preciso crédito para consumir e movimentar a economia. As instituições de fora querem oferecer produtos mais aderentes para esse público com grande potencial – em um país de alta concentração bancária e ainda de muitos desbancarizados”, aponta o economista.
A vinda de tecnologia e de formatos estrangeiros impulsionam mais a evolução e resguarda a vanguarda do Brasil, com competitividade saudável e desenvolvimento socioeconômico. “A inovação tem transformado a realidade do brasileiro. O uso de cartão de crédito continua crescendo mesmo após a chegada do PIX, que teve recorde de três bilhões de operações em abril e movimentou R$ 10 trilhões em 2022. Mas é preciso que se tenha uma visão clara do ecossistema para construir produtos financeiros que tenham o impacto social e econômico esperado”, ressalta Falk.
Plano Real e Banking Jungle destrincham mercado financeiro
Para desmistificar o mercado financeiro, o economista Gabriel Falk lança os podcasts Plano Real e Banking Jungle, que explicam, com detalhes, os bastidores do funcionamento do país. “É um mercado muito complexo e com uma linguagem difícil de entender, então trago a explicação de forma acessível e rápida sobre os temas em pauta, quem é quem no sistema financeiro, regulamentos e instruções normativas ‘traduzidas’ e de forma didática”, conta o economista.
A experiência própria – e dificuldade – quando ele começou a trabalhar no desenvolvimento de produtos financeiros em uma fintech, em 2017, inspiraram os projetos. “Foi um processo difícil e trabalhoso para aprender, porque mescla linguagem jurídica e econômica. E são assuntos que deveriam ser de conhecimento de todos – principalmente daqueles que podem melhorar a vida dos consumidores e dos empreendedores”, diz Falk, que hoje é VP de produtos da startup Transfeera.
Enquanto o Plano Real é em português, o Banking Jungle é em inglês. “Se os brasileiros têm dificuldade, imagina os gringos, que nunca ouviram falar de boletos, de parcelamento de pagamento ou de Pix?! Uma das minhas funções em cargos passados era a de ensinar esse bê-á-bá sobre o sistema financeiro e meios de pagamento para empresas internacionais que estavam entrando no Brasil sem entender conceitos básicos. Não se pode construir um produto doméstico sem esse conhecimento prévio”, incita. Temas como Real Digital, PIB, IPCA, Inflação e CVM são explicados juntamente à concentração de renda, salário, hábitos de consumo, para montar um panorama completo da realidade brasileira.