Mercado de créditos de carbono pode render 100 vezes mais até 2050, segundo estudo do Thomson Reuters Institute 

Read Time:3 Minute, 11 Second

 

Mercado de créditos de carbono pode render 100 vezes mais até 2050, segundo estudo do Thomson Reuters Institute 

 

Estudo ESG Sob Tensão demonstra como a regulamentação desse mercado exige atenção global.  

 

 

Os reguladores e entusiastas de créditos de carbono voluntários têm sido claros sobre o quanto esse mercado deve ser adicional – e não um substituto – para os esforços das empresas em reduzir suas pegadas de CO2. 

 

De acordo com o relatório ESG Sob Tensão, do Thomson Reuters Institute, à medida que mais corporações busquem compensar as emissões de carbono haverá uma aceleração no uso de créditos de carbono, criando um mercado estimado em US$ 50 bilhões até 2030 e, possivelmente, 100 vezes mais em 2050.    

 

Para além do investimento, a regulamentação do mercado de créditos de carbono exige atenção. Os planos de transição energética ajudarão as empresas a identificarem se o uso de créditos de carbono é desejável, já que há riscos consideráveis associados ao seu uso, e que eles têm uma história um tanto controversa, com muitos se tornando fraudes.   

 

“O ESG não representa apenas um risco regulatório e reputacional para as empresas, hoje não podemos ignorar que ele pode afetar tudo, desde o modelo de negócios, a estratégia, a atração e retenção de talentos, até o acesso ao investimento e impacto nas demonstrações financeiras. Portanto, alinhar as operações aos critérios de ESG é essencial para garantir o futuro dos negócios”, disse Adrián Fognini, Managing Director da Thomson Reuters para a América Latina.  

 

De acordo com o relatório do Thomson Reuters Institute, ESG sob Tensão, os compromissos com a descarbonização exigem mesmo uma regulamentação e um envolvimento de todos os países. Nos Estados Unidos, por exemplo, houve a assinatura da Lei de Redução da Inflação (IRA) pelo presidente americano Joe Biden. A ideia é que com a nova lei, os compromissos com a descarbonização até a década de 2030 serão mais viáveis por meio da IRA, segundo análise do Thomson Reuters Institute. Via incentivos da nova lei, empresas e estados americanos poderão reduzir o “prêmio verde” sobre combustíveis limpos, hidrogênio limpo, captura de carbono, captura direta de ar e outras tecnologias; tornando suas metas ESG mais viáveis.   

 

Nas considerações finais, o relatório ESG Sob Tensão alerta que os eventos climáticos extraordinários, que ocorrem em todo o mundo, são um lembrete muito potente das responsabilidades que o governo e a comunidade empresarial têm com a redução das emissões de carbono.  

 

O relatório especial “ESG Sob Tensão” está disponível para consulta gratuita no site da Thomson Reuters Brasil. 

 

Thomson Reuters Institute 

 

O Thomson Reuters Institute reúne pessoas das comunidades jurídicas, corporativas, fiscais & contábeis e governamentais para fomentar conversas e debates, dar sentido aos últimos eventos e tendências e fornecer orientações essenciais sobre as oportunidades e desafios que seu mundo enfrenta hoje. Como o braço de liderança de pensamento dedicado da Thomson Reuters, nosso conteúdo abrange comentários de blogs, conjuntos de dados líderes do setor, análises informadas, entrevistas com líderes do setor, vídeos, podcasts e eventos de classe mundial que fornecem uma visão aguçada sobre um cenário dinâmico de negócios. Visite o site para mais detalhes. 

 

 

Thomson Reuters    

    

A Thomson Reuters (NYSE / TSX: TRI) (“TR”) informa o caminho adiante, reunindo o conteúdo confiável e a tecnologia que as pessoas e organizações precisam para tomar as decisões corretas. A empresa atende profissionais jurídicos, tributários, contábeis, de compliance, governo e mídia. Seus produtos combinam software altamente especializados e insights (ou conhecimento) para empoderar os profissionais com dados, inteligência e soluções necessárias para tomar decisões informadas e para ajudar as instituições em sua busca por justiça, verdade e transparência. A Reuters, parte da Thomson Reuters, é a fornecedora líder global de jornalismo e notícias confiáveis. Para mais informações, visite o site 

      

Contatos de imprensa:     

H+K Strategies       

Fábio Okubaru – (11) 97572-1673     

Fabíola Mello – (11) 96613-9267     

thomsonreuters@idealhks.com