IA: entenda como a inteligência artificial vem ganhando espaço no mercado da moda

Read Time:2 Minute, 21 Second

 

Na dúvida do que é real e o que é digital, qual será o papel desta nova tecnologia nas coleções e marcas de moda?

Desde o final de 2022, a chamada Inteligência Artificial Generativa, ou IA, vem atingindo o grande público e tomando maiores proporções, principalmente no contexto das redes sociais. Atualmente, ela já é usada para construir textos e até mesmo produzir imagens e vídeos  com alto nível de realismo. 

 

Imagine, então, a criação de um editorial completo em minutos utilizando apenas um software de inteligência artificial. Este fenômeno já está sendo explorado por algumas marcas que estão se beneficiando da rapidez de criação desta nova tecnologia, otimização de tempo essa que não poderia ser reproduzida por equipes humanas. 

 

A utilização de IA pode ser muito positiva quando utilizada para a criação de campanhas de marketing voltadas a novas coleções e lançamentos das marcas envolvidas no mercado da moda. A marca francesa Jacquemus recentemente viralizou nas redes sociais com a campanha para sua tradicional bolsa Le Bambino.

 

A peça que, normalmente, é produzida em tamanho mini, foi replicada em ônibus em tamanho real que circulavam por Paris divulgando a marca. Ainda que muitos internautas tenham ficado na dúvida se o vídeo era verdadeiro, tratava-se de uma campanha gerada digitalmente por Ian Padgham, fundador da Origiful, uma produtora de vídeos francesa.

 

Essa dúvida do que é real e do que não é, entretanto, pode acabar trazendo prejuízos para as marcas, afinal, a IA permite, de certa forma, que suas criações sejam replicadas por qualquer um que tenha acesso à tecnologia. Mesmo que as imagens criadas digitalmente ainda não sejam 100% fiéis à realidade, algumas conseguem enganar milhares de pessoas nas redes sociais.

 

Não é possível prever o futuro da moda, porém, é possível entender que a inteligência artificial vem se tornando uma ferramenta para ajudar e facilitar a realização de grandes campanhas e editoriais. Por ser muito intuitiva, qualquer profissional pode criar projetos de moda explorando a ferramenta, basta ter máquinas eficazes, como um notebook i7 ou superior, para ter o melhor proveito da tecnologia.

 

Ainda assim, o que vemos atualmente é o surgimento de uma nova realidade que, ainda que popular, não substitui a criatividade e o potencial humanos. Mesmo que a IA seja capaz de produzir algo de acordo com as características que lhe são dadas, um robô não consegue, ainda, reproduzir fielmente uma imagem presente apenas da mente humana.

 

A genialidade de designers e produtores de moda continuará surpreendendo o público e criando campanhas e coleções avassaladoras, porém, agora com ainda mais ajuda da tecnologia, levando-os a diferentes níveis de produção no mercado da moda. O mais importante é se atentar bastante sobre o que é realidade e o que é uma reprodução artificial.