Saiba o que é e como o estudo e a investigação do espaço podem auxiliar nas questões ambientais do cotidiano na Terra
A exploração espacial nada mais é que a realização de atividades humanas a fim de conhecer, compreender, investigar e coletar informações sobre o espaço que está para além da Terra. Essa investigação ocorre por meio do envio de naves espaciais com ou sem tripulantes, bem como sondas, para coletar informações sobre os mais diversos corpos celestes, como planetas, luas, estrelas, galáxias, entre outros.
Para que a exploração tenha sucesso, é preciso que haja uma combinação de fatores, envolvendo não apenas aspectos tecnológicos, mas também políticos e científicos. Agências do mundo todo buscam compreender os fenômenos espaciais estudando a física do espaço, buscando recursos naturais e coletando dados que possam explicar fenômenos terrestres, entre tantos outros objetivos.
A relevância das explorações espaciais não está somente no conhecimento humano e na busca de respostas para questões imprescindíveis sobre a origem e a natureza do nosso universo e existência, questão mais que filosófica, mas também na possibilidade de contribuição para a sustentabilidade, uma vez que a busca por respostas no espaço pode impulsionar o desenvolvimento de fontes de energia renováveis e a exploração de soluções.
Um exemplo disso é a energia solar espacial, uma tecnologia que envolve a captação da luz solar no espaço e a conversão dela em energia utilizável. O espaço, nesse contexto, é uma fonte de luz contínua, sendo a principal abordagem positiva dessa tecnologia, o que facilita o desenvolvimento, sem que seja necessário considerar as condições climáticas ou a rotação da Terra para tanto.
Além disso, outro benefício do turismo espacial é a possibilidade de criação de oportunidades econômicas no espaço, utilizando essa vantagem para incorporações de tecnologias que possam beneficiar o espaço terrestre, mesmo que este não seja utilizado. Vale ressaltar que as agências e empresas já estão preocupadas com o meio ambiente em suas explorações, e diversas resoluções estão sendo implementadas nos processos para que o impacto ambiental não seja negativo.
As ações envolvem foguetes com eficiência elevada e que sejam reutilizáveis, bem como redução na pegada de carbono, investimento em energia renovável e rastreamento de detritos espaciais que possam ser gerados através da exploração.
Trata-se de uma exploração que, embora esteja em desenvolvimento, utiliza conhecimentos diversos. Do ponto de vista da formação, abrange diversas faculdades, desde engenharia mecânica até mesmo a faculdade de engenharia civil. A utilização desses conhecimentos diversos pode auxiliar também no direcionamento das descobertas espaciais, tornando-as multissetoriais, a fim de beneficiar diferentes áreas, auxiliando tanto nas questões que envolvem a sustentabilidade quanto de maneira geral.