Alunos de Design de Moda da UNIASSELVI realizam desfiles de peças sustentáveis

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Em uma passarela que lembrava uma exposição de artes, dentro de uma galeria, alunos do curso de Design de Moda, realizaram dois desfiles na noite de 27 de julho. O evento aconteceu na UNIASSELVI Brusque e todas as 40 criações foram desenvolvidas com materiais reaproveitados, priorizando o movimento do upcycling, na moda sustentável.

Para expressar a criatividade dos acadêmicos foi proposto que eles criassem roupas com ressignificado. Assim, foi possível explorar uma nova serventia para as matérias-primas e ao mesmo tempo contribuir com a redução do desperdício e o consumo desenfreado.

E assim, exercendo não somente a prática profissional nas confecções, mas também a conscientização ambiental. Os estudantes cumpriram a tarefa com êxito e muito estilo. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o encontro.

O desfile REfashion foi produzido pelos graduandos do 1° e 6° semestre. A Profª. Karin Kohler Formonte, responsável pela orientação do projeto, comemorou o resultado:

“Fico imensamente orgulhosa das alunas. Elas demonstraram não apenas talento e habilidade criativa, mas também uma profunda compreensão da importância da sustentabilidade dentro da indústria da moda. Espero que esse evento seja apenas o começo de uma jornada de conscientização e transformação.”

Coleção ARTEM

O segundo desfile foi o ARTEM Primavera/Verão 2024, com orientação do Prof. Me. Rodrigo Schlindwein e assinado pelos alunos do 7° semestre. A coleção foi inspirada em artistas catarinenses que fizeram história e continuam em alta no país e internacionalmente. Como: Nestor Junior, Juarez Machado, Rodrigo Rizo, Silvia Teske, Valdi Valdi, Vera Sabino, Telomar Florêncio e a também Profª. Karin Kohler Formonte.

Além isso, o ARTEM contou com duas estampas exclusivas criadas por meio de parceria com a empresa de tecidos RenauxView. Os looks foram baseados nos resultados de pesquisas e foram compostos por três trajes completos nas linhas fashion e vanguarda.

Os tons escolhidos foram os lavados, que remetem ao desgaste do tempo, enquanto as cores azul, rosa e laranja foram inspirações para retratar a natureza, como por exemplo, o mar, as conchas e pôr do sol.

Todas as tendências tinham como objetivo transmitir a ideia principal da coleção, ou seja, ir além dos padrões comerciais e priorizar também o meio ambiente, por meio do upcycling. Bom humor, conforto, criatividade, tecnologia e sustentabilidade foram os pontos chaves nas produções.

Por Redação UNIASSELVI