5 ações para pequenas empresas se destacarem no mercado

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Pequenas empresas são um motor de crescimento econômico fundamental. 

Elas oferecem serviços locais, geram empregos e muitas vezes formam a base das economias globais. 

Para prosperar, as pequenas empresas precisam de estratégias para ajudá-las a desenvolver sua presença no mercado e atrair clientes. 

Neste artigo, vamos destacar cinco estratégias essenciais para o sucesso de pequenas empresas. 

Acompanhe!

Mercado atual das pequenas empresas no Brasil

As pequenas empresas representam uma grande parte do mercado de trabalho brasileiro. 

Segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, só em 2021 houve a criação de mais de 4 milhões de novas empresas no Brasil.

Dentre os quais, os MEIs somaram 3.309.730 de novas empresas abertas, representando uma variação anual de 17,6%.

Para entendermos o impacto desses números na economia, mais de 99% das empresas atuantes no Brasil são pequenas e médias empresas.

Gerando em média 62% dos empregos de carteira assinada, no qual o seu faturamento representa 27% do PIB do nosso país.

Isso significa que esses negócios contribuem significativamente para o crescimento e desenvolvimento da economia brasileira.

Mesmo com todos esses números positivos, as pequenas empresas ainda enfrentam diversos obstáculos para conseguir se consolidar no mercado. 

São desafios como acesso à crédito, falta de capital para investimento, dificuldades na contratação de mão-de-obra qualificada, entre outros.

Transformação digital nas pequenas empresas no Brasil

A pandemia acelerou os processos de digitalização nas pequenas empresas brasileiras. 

Conforme a Pesquisa da Microsoft e Edelman com tema “Impacto da Covid-19 na cultura e operação das PMEs brasileiras”, 93% das pequenas e médias empresas aceleraram o seu processo de transformação digital desde o início da pandemia.

Para que esses negócios consigam se manter competitivos diante da crise, a transformação digital dos negócios é fundamental. 

Através dela as empresas conseguem otimizar o seu processo de atendimento aos clientes bem como propiciar uma gestão eletrônica de documentos.

Automatizando também as suas tarefas e garantindo mais agilidade no desempenho das suas atividades.

Além disso, outros aspectos podem ser digitalizados, como a gestão financeira do negócio. 

A tecnologia pode auxiliar as pequenas empresas na tomada de decisão estratégica.

Melhorando o controle das finanças e permitindo que os profissionais possam focar em outras áreas importantes da empresa.

5 estratégias essenciais para pequenas empresas

Com a digitalização dos negócios, a competição se tornou muito mais acirrada e as empresas precisam adaptar o seu modelo de gestão para conseguirem se diferenciar. 

Por isso, separamos 5 estratégias essenciais para que as pequenas empresas consigam ter sucesso e crescer:

#1 Fusões e aquisições

A fusão é o processo de reunir duas empresas para formar uma só, enquanto a aquisição é a compra de uma empresa por outra. 

Esses processos podem ser extremamente vantajosos para as pequenas empresas.

Uma vez que eles permitem que elas ampliem o seu portfólio de produtos e serviços, aumentando assim sua competitividade no mercado.

Com isso elas podem crescer e se tornar maiores, propiciando novos investimentos financeiros.

Bem como adicionando novos produtos ou serviços ao seu negócio de forma estratégica, alcançando novos clientes e mercados.

#2 Consultoria para pequenas empresas

A consultoria pode ser um poderoso aliado para entender falhas no processo e aprender como corrigi-los. 

Por exemplo, a consultoria pode identificar problemas logísticos e indicar softwares como planejador de rotas para minimizar os danos.

Isso pode ser muito útil para as pequenas empresas que precisam enfrentar grandes desafios diariamente. 

Uma consultoria especializada consegue identificar rapidamente os pontos fracos do negócio e apontar soluções eficazes para o seu problema.

#3 Estabeleça metas

Estabelecer metas de crescimento é essencial para um negócio. 

Elas precisam ser realistas e desafiadoras ao mesmo tempo, pois assim você consegue ter uma direção clara para onde está indo seu negócio.

Além disso, estabelecer metas contribui para motivar os funcionários a trabalharem mais, dando-lhes algo que possam usar como referência e direção durante o seu trabalho.

#4 Invista em capacitação da equipe e endomarketing

Muitas vezes, as pequenas empresas não dão a devida atenção à qualificação de seus funcionários.

Por isso, é importante investir na capacitação da equipe para garantir que todos os membros estejam atualizados e aptos para a execução das tarefas. 

Além disso, o endomarketing é essencial para transmitir um senso de orgulho dos funcionários pelo negócio, criando uma ligação entre a empresa e seus colaboradores.

Ajustes básicos também podem capacitar a equipe e melhorar a sua produtividade. 

Implementar softwares de gestão, a assinatura digital de contratos, ponto eletrônico digital, videoconferências e outras soluções podem aprimorar o desempenho dos colaboradores.

#5 Terceirização

Por fim, a terceirização é uma estratégia interessante para as pequenas empresas que querem reduzir custos e aumentar a sua competitividade. 

Essa estratégia permite que as empresas contratem serviços especializados de terceiros, como serviços de contabilidade, RH com contratações online e marketing.

Isso libera tempo para que os gestores possam focar no negócio e nas estratégias de crescimento. 

Além disso, contratar serviços especializados garante que as tarefas sejam executadas com a maior qualidade possível.

Com essas dicas, esperamos que as pequenas empresas consigam crescer de forma orgânica e mais eficiente. 

É importante lembrar que elas precisam estar sempre atentas ao mercado e se adaptar às mudanças para ter sucesso no longo prazo.

Além disso, é fundamental investir em soluções de tecnologia, capacitação da equipe e terceirização para alcançar seus objetivos.  

Com essas estratégias iniciais, sua empresa certamente vai crescer.  

Boa sorte!