Similar aos antigos cheques pré-datados, modalidade de pagamento Buy Now, Pay Later ganha espaço no cenário global de compras

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De acordo com a Provenir, especializada em decisão de risco baseada em IA para melhor tomada de decisão na concessão de crédito, método tende a incluir desbancarizados no sistema financeiro

São Paulo, 5 de junho de 2023: Uma antiga forma de pagamento muito conhecida dos brasileiros vem ganhando o mundo. O Buy Now, Pay Later (BNPL), ou “compre agora, pague depois”, versão moderna dos antigos cheques pré-datados, amplamente utilizados no Brasil por décadas, vem se destacando entre os consumidores dos Estados Unidos e Europa, despontando como tendência para o comércio global.

Ao atrair usuários que não possuem cartão de crédito ou não querem comprometer seu limite, o BNPL está se preparando para abocanhar uma significativa fatia do montante global de US$ 8 trilhões da indústria de cartões de crédito.

Com estimativa de superar US$ 33,6 bilhões até 2027, o Buy Now, Pay Later tem desempenhado importante papel para a inclusão financeira, o que no Brasil tende a ter um impacto considerável. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, referente a 2021, mais de 16 milhões de pessoas não tinham acesso a serviços bancários no país no período analisado – outras quase 18 milhões eram sub-bancarizadas, tendo assim o poder de compra delimitado pelo acesso às facilidades de pagamento oferecidas pelo mercado.

Para esse contingente desbancarizado, o “compre agora, pague depois” traz uma série de benefícios na comparação com o popular cartão de crédito. Os processos de solicitação costumam ser simples, permitindo acesso praticamente instantâneo aos recursos. Paralelamente a isso, as prestações não têm juros embutidos, os limites de crédito dependem da compra em questão e normalmente não há taxas anuais.

Para o mercado de provedores de crédito, destacam-se entre as vantagens a democratização dos dados, já que a modalidade utiliza informações alternativas e abertas em seu banco de dados; a chance de oferecer produtos e soluções alternativas de crédito, uma vez que abre a possibilidade de participação para instituições não necessariamente do ecossistema financeiro; além da fácil adaptação às mudanças e evoluções do mercado e dos processos integrados contra fraudes, características potencializadas pelo emprego de machine learning e Inteligência Artificial.

Segundo a Provenir, líder global em tecnologia de decisão de risco de crédito baseada em dados e IA, a busca por soluções e tecnologias que possibilitem a oferta de novos métodos para acessar crédito vem registrando crescimento significativo nos últimos anos.

“Atraindo cada vez mais adeptos, o BNPL só é possível por meio de tecnologias escaláveis e flexíveis que permitam adaptação fácil ao mercado e à regulamentação. Desta forma, as instituições que oferecem produtos e serviços financeiros entendem que para oferecer acesso a esse tipo de oportunidade de consumo é necessário implementar ferramentas digitais capazes de melhorar o atendimento às necessidades específicas dos clientes”, afirma Jose Luis Vargas, vice-presidente Executivo para a América Latina da empresa.

Com o apoio da tecnologia integrada, as instituições que oferecem a modalidade têm maior agilidade para iniciar a operação ou para adaptação a novos nichos de mercado e a possibilidade de acompanhar todo ciclo de consumo dos clientes, aperfeiçoando assim a jornada do usuário. “Com a aceleração da digitalização, os credores podem, com o uso de dados alternativos, tomar decisões mais assertivas de onboarding e aprovação em tempo real, tornando o BNPL mais eficiente e atrativo para todos os envolvidos, promovendo também a inclusão financeira”, finaliza Vargas.