Se aposentou e quer continuar trabalhando? Veja essas opções de renda

Read Time:2 Minute, 13 Second

Além do dinheiro extra para ajudar na manutenção das finanças, o trabalho é uma maneira de manter mente e corpo ativos

No Brasil, existem mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a projeção nacional é de que, nas capitais, sete em cada dez idosos se aposentaram. Mas o acesso à aposentadoria não significa, necessariamente, o fim da trajetória profissional. 

 

As regras para o trabalhador aposentado são claras. A fim de evitar a perda do benefício concedido, só podem assumir um ofício aqueles que se aposentaram por idade; por tempo de contribuição; por deficiência; ou que tenham optado pelo modelo híbrido ou rural. Quem recebeu aposentadoria especial, por invalidez ou incapacidade permanente, não pode trabalhar, sob pena de cancelamento do benefício.

 

Trabalhador aposentado

Da mesma maneira que o trabalhador comum, o aposentado tem direito a receber salário, 13º, férias, vale-refeição e transporte, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e outros auxílios. Caso seja do seu interesse, o indivíduo pode recolher mensalmente os valores que a empresa deposita ao INSS.

 

Essas vantagens de ordem financeira, por si só, seriam capazes de justificar o retorno à atividade laboral. Mas os ganhos sociais e psicológicos também são importantes. Afinal, a aposentadoria traz o ônus da marginalização social. E, ao contrário do contexto de décadas passadas, as opções para quem deseja continuar trabalhando são vastas, apesar de exigir do profissional uma atualização. Conheça algumas delas:

 

  • Motorista particular de aplicativo: essa alternativa de fonte de renda assegura a autonomia de escolher quando e durante quanto tempo trabalhar. E, por provocar o convívio com outras pessoas, é uma solução contra a solidão e o ócio. 

 

  • Consultorias e palestras: é possível ganhar dinheiro compartilhando conhecimentos e experiência do mercado. Prestar consultorias ou fazer palestras para empresas e profissionais mais jovens é um caminho promissor para aposentados que fizeram carreira em suas áreas de atuação. 

 

  • Docência: no mesmo sentido das consultorias, ocupar a posição de professor, seja particular ou registrado em uma instituição de ensino, é uma forma de aumentar os ganhos financeiros e, ao mesmo tempo, sociais. 

 

  • Serviços temporários: datas comemorativas movimentam a economia e geram oportunidades de trabalho sazonal. Essas possibilidades são mais recorrentes no setor varejista e fabril. 

 

Além desses, o empreendedorismo, sem sombra de dúvidas, continua sendo o segmento mais frequente entre os aposentados. As modalidades e áreas de investimento são infinitas, graças ao contínuo avanço e desenvolvimento de ferramentas como sistema para imobiliária completo, aplicativos, aprimoramento de Inteligência Artificial e demais instrumentos.