A renovação da CNH é necessária para trafegar com seu veículo; veja o calendário de renovação deste ano para ficar regularizado
Em 2022, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entrou em vigor a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Medida para modernizar, já que há sua versão online, e dar mais segurança ao documento, que agora é mais difícil falsificar.
A troca da antiga CNH para a nova não é obrigatória, ela vai ocorrer naturalmente no momento da renovação.
Sobre a renovação da CNH, veja como está funcionando agora em 2023.
Renovação CNH
Quem possui carteira com vencimento a partir de janeiro de 2023 deve renovar sua CNH na medida dos 30 dias. Isto é, se sua CNH venceu no dia 01/06/23, por exemplo, você tem 30 dias para fazer a renovação da CNH, ou seja, até 30/06/23, você pode dirigir com o documento antigo sem tomar multa. Nesse exemplo, a partir do dia 01/07/23, você já precisa estar com o documento renovado.
Quem possui carteira com vencimento até dezembro de 2022 ainda está enquadrado no modelo antigo de renovação, com prazo maior para emitir o novo documento. Veja as datas:
- Venceu em 09/2022: renovação até 31 de maio de 2023.
- Venceu em 10/2022: renovação até 30 de junho de 2023.
- Venceu em 11/2022: renovação até 31 de julho de 2023.
- Venceu em 12/2022: renovação até 31 de agosto de 2023.
Por fim, a renovação da carteira tem data conforme a idade do motorista:
- Motoristas de até 49 anos: renovar a cada 10 anos.
- Motoristas de 50 a 69 anos: renovar a cada 5 anos.
- Motoristas a partir de 70 anos: renovar a cada 3 anos.
Para a renovação da CNH, o Detran do estado continua sendo o órgão a ser consultado. É possível fazer o pedido nos postos do Detran ou por meio do site. No caso de São Paulo, também é possível fazer no Poupatempo. Os valores da emissão do documento e dos exames médicos exigidos variam conforme o estado.
Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Outra novidade da nova CNH é sua versão digital. Trata-se de um aplicativo com a carteira de motorista e o documento do veículo. Ele tem a mesma validade que os documentos impressos e é mais fácil de se ter sempre à mão.
Outro benefício é poder compartilhar facilmente o documento digital do veículo com outras pessoas, como para ver a situação do veículo e contratar serviços.
Digitalização de processos do Detran
Alguns Detrans têm apostado na tecnologia para ajudar motoristas a renovarem suas CNHs e regularizarem seus veículos. Como é o caso do Detran do Rio de Janeiro, que lançou em março deste ano -> o Digital Detran.RJ, em que é possível fazer a renovação da CNH, ver questões relacionadas ao veículo e consultar questões de infração, como o acesso ao número de pontos e a situação de multas.