A alimentação balanceada é de extrema importância para o bom funcionamento físico de qualquer ser vivo, pois, além de proporcionar saúde para atividades do dia a dia, ajuda a prevenir uma série de doenças. Com os equinos, não é diferente. “No caso dos cavalos, a nutrição bem elaborada ajuda na manutenção dos cascos – uma das partes do corpo com maior risco de desenvolvimento de enfermidades, seja por excesso de exposição à umidade, falta de limpeza e casqueamento, por lesões que não foram devidamente tratadas ou por dietas desequilibradas”, explica Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.
“Os cascos são, literalmente, a ‘base’ e o ‘meio de transporte’ dos equinos. Se o animal não possui cascos saudáveis, sua qualidade de vida fica prejudicada – e o desempenho também –, já que o conforto e o bem-estar ficam totalmente comprometidos. Assim, é extremamente importante conscientizar os criadores da relevância de cuidar dessa parte vital do corpo dos equinos, principalmente por meio da alimentação planejada para suprir a demanda de queratina”, ressalta Oliveira.
A produção de queratina é essencial para a tropa estar em condições normais de funcionamento. Proteína fundamental para a saúde dos cascos, ela atua no seu fortalecimento, prevenindo lesões, rachaduras e quebras. “É necessário oferecer suplementos nutricionais que estimulem a produção dessa proteína pelo organismo, ajudando a manter o estado saudável dos cascos”, orienta o especialista da Vetoquinol.
Suplemento nutricional líquido com nutrientes em forma orgânica, Kerabol® auxilia os criadores a suprir a necessidade de queratina. Para estimular a produção da proteína no metabolismo dos animais, a solução conta com zinco, manganês, selênio e biotina, além da DL-metionina – fonte orgânica de enxofre. O produto faz parte da linha Equistro®, líder e referência mundial em suplementação para equinos da Vetoquinol, empresa de origem francesa que está completando 90 anos de história no mercado, com 12 anos de presença no Brasil.
A solução, segundo Evandro Oliveira, também é um recurso importante “para a recuperação adequada após o ferrageamento, prática disseminada pelo país e recomendada especialmente para cavalos que desenvolvem atividades em solos mais duros”. Como a alimentação balanceada, o criador terá “um plantel mais preparado para o trabalho na fazenda e para competições, permitindo que alcance seu máximo potencial, sem lesões e com bem-estar, gerando cada vez mais rentabilidade”.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.