Condições médicas podem aumentar a mortalidade entre pessoas com mais de 50 anos
Quando a melhor idade chega, alguns problemas de saúde podem se desenvolver como resultado do próprio processo de envelhecimento do corpo.
A osteoporose, por exemplo, é um desses problemas, que tem como característica principal a perda de massa óssea, o que torna os ossos mais fracos e mais suscetíveis a sofrerem fraturas.
Da mesma maneira, a artrite (inflamação das articulações) pode ser uma pré-osteoporose, e por isso, deve ser tratada para prevenir a evolução da doença.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que, entre pessoas com mais de 50 anos, 50% das mulheres e 20% dos homens estão propensos a sofrer uma fratura de origem osteoporótica ao decorrer da vida.
A gravidade dessas fraturas é alarmante: cerca de 5% dos pacientes internados para tratar uma fratura no quadril morrem durante a internação hospitalar. Outros 12% morrem nos 3 meses após o tratamento e 20% morrem um ano após a fratura.
Uma outra pesquisa do Rio de Janeiro também mostrou que, em pacientes internados em hospitais públicos, a mortalidade é de cerca de 23% nos 3 meses subsequentes a uma fratura no fêmur.
Causas da osteoporose
Algumas condições, para além da idade, podem favorecer o surgimento de osteoporose e de artrite, como, por exemplo:
- Sedentarismo
- Menopausa
- Alcoolismo
- Deficiência de cálcio e vitamina D
- Diabetes
- Hiperparatireoidismo
- Deficiência na produção de hormônios
Outras doenças, como câncer, HIV e insuficiência renal, também podem favorecer o desenvolvimento da osteoporose. Nesses casos, os médicos responsáveis devem intervir para prevenir a progressão da doença.
Como evitar a osteoporose e a artrite
Para evitar a osteoporose e a artrite, é muito importante tratar as causas que tornam o seu corpo mais propenso a desenvolvê-las.
A dica essencial é manter a sua alimentação equilibrada e fazer exames médicos periódicos. Se necessário, os médicos podem prescrever vitaminas e minerais, como o cálcio quelato, para ajudar no fortalecimento dos ossos. Para além da prevenção dessas doenças, este mineral pode ter também várias utilidades na melhoria da saúde. Por isso, é interessante buscar por “benefício cálcio quelato” para saber se é uma boa incluí-lo em seu dia a dia.
Outro ponto importante é ter uma rotina de atividades físicas para manter o corpo em movimento e auxiliar no ganho de massa muscular. Isso ajuda a evitar que os ossos se sobrecarreguem com pesos ou atividades que exigem muito esforço físico.