Referências sobre o que vestir, as semanas de moda ditam tendências no início deste ano e apontaram o fim dessa peça amada por muitos
Para quem gosta de se manter alinhado à moda e às últimas tendências, as semanas de moda, que ocorrem duas vezes ao ano em diversos países, são grandes guias sobre o que fazer e o que não fazer. Cada marca ou designer possui seu próprio estilo e pensamento, porém, é muito comum existirem peças que se tornam universais em todos os trabalhos apresentados durante os eventos. Essas são as chamadas tendências.
Como a moda é uma arte e expressão cíclica — ou seja, funciona em ciclos durante as décadas —, é possível perceber, muitas vezes, o retorno de peças e tendências que eram usadas por gerações passadas e que hoje não saem das lojas.
Este é o caso do estilo chamado ‘oversized’ na moda masculina, que nada mais é do que roupas com cortes e silhuetas mais largos e despojados. Os homens que passaram as últimas décadas se acostumando a looks com calças justas como as slim ou skinny, agora voltam a peças que eram sucessos da moda nos anos 1990.
Durante as semanas de moda de São Paulo, Milão e Paris, que ocorreram no primeiro semestre deste ano, as calças com corte reto ou ‘oversized’, as camisas longas e grandes jaquetas foram destaques populares em vários dos desfiles apresentados. Essa fórmula passa por alterações de acordo com o estilo próprio de cada um, com cores mais ousadas ou neutras, cortes e detalhes em metal, estampas e elementos tradicionais dos guarda-roupas femininos que estão sendo adaptados ao universo masculino.
Muitas destas novas tendências já dominam as lojas e conquistaram os corações de muitos homens por seu conforto e versatilidade na hora de combinar visuais. Além disso, combinar o ‘oversized’ com peças antigas que já estão no guarda-roupa é uma ótima opção. As grandes jaquetas e casacos ou as calças retas e um pouco mais largas fazem combinações interessantes com peças básicas e atemporais como camisas e camisetas de cores neutras.
Mesmo que ainda exista um código de vestimenta formal em alguns locais de trabalho, peças como estas têm o poder de tornar visuais tradicionais e talvez simples em looks divertidos e cheios de personalidade. Não é preciso se jogar de cabeça em tendências, até porque elas são passageiras. Porém, pode ser interessante incorporá-las como algo a mais para mudar um pouco o estilo do dia a dia.
Existem diversas formas de mesclar tendências e estilos básicos que nunca saem de moda. Afinal, ainda que exista uma queda em peças que tiveram grandes épocas de sucesso como as calças skinny, roupas como a calça social masculina ou o jeans são essenciais em qualquer época.
O importante mesmo é se sentir confortável e utilizar da moda e das tendências para expressar um estilo próprio e único. Mas é interessante também lembrar que a moda é um ciclo e uma peça antiga pode, amanhã, se tornar uma tendência. Usar as semanas de moda como guias é uma ótima dica para se manter atualizado e conhecer novas peças que podem compor e melhorar ainda mais o guarda-roupa.