Micro e pequenas empresas: com 136 mil vagas abertas em abril, setor lidera a criação de empregos formais

Read Time:2 Minute, 7 Second

 

Apesar da queda de empregos formais em relação a março, o setor de micro e pequenas empresas segue liderando o número de contratações no país

As micro e pequenas empresas seguem sendo o setor que mais cria vagas de empregos formais no Brasil. Somente no mês de abril de 2023 elas foram responsáveis por 136 mil vagas de empregos, cerca de 76% de todos os postos de trabalho. Com aproximadamente 214 mil novas empresas abertas no primeiro trimestre, o destaque foi o setor de serviços, que abriu 70 mil novas vagas de emprego.

 

O levantamento foi realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que ainda destaca que, das 180 mil vagas de emprego formal abertas no mês, as empresas de médio porte foram responsáveis por apenas 34 mil vagas. 

 

O número de empregos formais em abril teve uma redução de 6,7%, em comparação com março, onde foram abertas 192.915 vagas. Já em comparação com abril do ano passado, a redução foi ainda mais significativa, ficando 12,4% abaixo, onde foram criadas 205.499 vagas de emprego com carteira assinada no Brasil.

 

O salário médio de abril foi maior que o registrado em março, com um aumento de 2,3%. A média salarial das novas contratações do mês foi de R$ 2.015,58, o que representa um aumento real de R$ 44,47 a mais que o mês de março.

 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil segue estável, registrando 8,5% no primeiro trimestre do ano, sendo a menor desde abril de 2015. Os dados ainda apontam que o país possui 9,1 milhões de brasileiros desempregados.

 

A importância das micro e pequenas empresas no Brasil

 

As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riquezas do Brasil. Segundo o SEBRAE, no setor de comércio, 53,4% do PIB correspondem a pequenos negócios. Já na indústria, a participação das micro e pequenas empresas é de 22,5%, e, no setor de serviços, quase um terço da produção nacional vem de pequenas empresas, com 36,3%. 

 

O setor é responsável por criar muitas oportunidades para diversos segmentos, como, por exemplo, nas áreas de tecnologia, que vêm crescendo cada vez mais no país. Especialidades relacionadas a tecnologia, como programação, sistemas de informação e T.I., por exemplo, vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e são excelentes mercados para pessoas que buscam uma oportunidade de emprego.