Log-In Logística Intermodal divulga Relatório de Sustentabilidade com resultados expressivos em todos os pilares da agenda ESG

Read Time:9 Minute, 21 Second

– Entre os destaques estão a redução de 10% na intensidade de emissões de Gases do Efeito Estufa por TEU transportado em 2022 se comparado a 2021 e de 26% se comparado a 2020

– Crescimento de oito pontos na nota do Great Place to Work (GPTW) demonstra a assertividade nas iniciativas voltadas aos colaboradores

– Programa Comunidade a Bordo gerou benefícios a cerca de 256 crianças e 38 mulheres de três comunidades no Espírito Santo

 

 

A Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, além de operações na ponta rodoviária, acaba de lançar a terceira edição de seu Relatório de Sustentabilidade, baseado nas diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), do SASB (Standards Sustainability Accounting Standards Board) para o setor de transporte e da TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), informando sobre as mudanças climáticas e o modo com que estes são gerenciados.

A divulgação do documento tem como objetivo ampliar a transparência das iniciativas implementadas pelas empresas do Grupo Log-In, com indicadores quantitativos e qualitativos do ano de 2022, a partir de uma nova matriz de materialidade, com base nas melhores práticas de ESG (Enviromental, Social and Governance).

A nova matriz da Log-In visa acomodar perspectivas de riscos financeiros e de impacto socioambiental da organização e conta com nove temas de alta materialidade, divididos em outros 16 tópicos. Entre estes temas estão: Mudanças climáticas; Gestão de água e efluentes; Qualidade do serviço; Ética, integridade, governança e compliance; Atração, desenvolvimento e retenção de colaboradores; Direitos humanos e relações trabalhistas; Saúde, bem-estar e segurança; Segurança operacional e gestão de emergências e Relacionamento com comunidades do entorno. Com isto, o grupo atinge integralmente seus três pilares de atuação prioritários: Gente, Cadeia de Valor e Meio Ambiente.

De acordo com o CFO e Diretor de Relações com Investidores da Log-In Logística Intermodal, Pascoal Gomes, a companhia tem sido pioneira em ações relacionadas às práticas ESG, considerando todos os pilares desta agenda. “Nos últimos anos, implementamos inúmeras iniciativas em todos os nossos segmentos de negócios a fim de ampliar nossa agenda e oferecer benefícios sustentáveis ao setor e à sociedade como um todo. A partir disso, os efeitos desse empenho ficaram evidentes não apenas neste relatório, mas também na evolução dos resultados operacionais e financeiros da companhia”, relata o executivo.

Compromisso com o Meio Ambiente

De um modo geral, a Log-In se sobressaiu em todos os aspectos do conceito de ESG, com iniciativas palpáveis e resultados efetivos. Levando em consideração o compromisso com o Meio Ambiente, a partir de uma visão de curto e longo prazos, a companhia adotou medidas preventivas e mitigadoras da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em todos os segmentos de negócios da empresa (navegação, terminais e transporte rodoviário).

Entre outros resultados alcançados em 2022, o Inventário de Emissões, em conformidade com o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, demonstrou uma redução de 6,7% nas emissões diretas e uma diminuição de 10,3% na intensidade de emissões de GEE por TEU transportado pelas empresas do Grupo se comparado a 2021. Se considerado o período de 2020 a 2022, essa redução chega a 26%.

Segundo Gomes, a Log-In, por natureza, conta com raízes sustentáveis, mas que objetiva expandir as ações e esforços relacionados à preservação e às práticas sustentáveis. “Por si só, a navegação já é o modal que menos interfere no ambiente, pois chega a reduzir em até 80% a emissão de GEE frente ao mesmo volume de carga transportada em outros modais. Esse fator de eficiência energética tem sido decisivo para a conversão de clientes do modal rodoviário. Embora tenhamos essa vantagem competitiva, seguimos diligentes em nossos esforços e investimentos no programa de descarbonização na logística”, assegura.

Iniciativas com impacto Social

Já no pilar impacto social, entre as iniciativas concentradas nos colaboradores, a renovação do Ciclo de Gente é um dos destaques. A partir dele, foi possível estruturar o Mapa de Sucessão, cujo pipeline possibilitou a promoção de 359 colaboradores desde de 2019.

Além disso, em 2022, a Log-In foi recertificada pelo Great Place to Work (GPTW), com nota 87 – oito pontos acima do ano anterior. Já o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) ficou entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Espírito Santo, pelo GPTW.

Outros pontos de evidência estão relacionados à escala de trabalho e à qualificação profissional. A partir de escuta ativa e dos feedbacks recebidos pelos marítimos, a empresa substituiu a escala de 60 dias embarcados por 60 dias em terra, por uma de 45 por 45 dias. No final de 2022, foi implementada, ainda, a universidade corporativa “Unilog-In”, com o intuito de democratizar e incentivar o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de todos os colaboradores da companhia. Estas, entre outras iniciativas, possibilitaram uma redução de 40% do turnover em 2022.

Com um processo de aprimoramento contínuo, a Log-In avançou significativamente nos projetos de Diversidade e Inclusão, com uma extensa lista de programas.

Entre eles está o Programa Primeira Geração, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento profissional de recém formados, que sejam a primeira pessoa de sua família a concluir a graduação. Além de um MBA prático, também é oferecida a cada pessoa a oportunidade de estagiar na Log-In. Em 2022, entre os 453 inscritos, 53% se autodeclararam pretos e pardos e 52% do gênero feminino e, entre os participantes, 75% foram contratados.

O Programa Incluir foi desenvolvido em 2022 para promover mais qualidade e produtividade na gestão dos profissionais com deficiência física (PCDs). Para isto, 20 líderes participaram de encontros de sensibilização com o objetivo de prepará-los para a liderança inclusiva, atuando de forma segura e responsável para ampliar a perspectiva de uma carreira de sucesso para o profissional com deficiência. O programa, realizado em parceria com a Talento Incluir, também realizou workshops para um grupo de 31 PCDs nos quais foram abordados temas como: Protagonismo e proatividade; Comunicação como aliada do crescimento profissional; Inteligência Emocional; e Carreira, crescimento e conquistas profissionais.

O tradicional Programa Jovem Aprendiz foi reformulado em parceria com a ONG Gerando Falcões e recebeu, em 2022, 18 jovens de diferentes comunidades para trabalhar no setor administrativo na sede (Rio de Janeiro), e 17 jovens moradores das comunidades próximas ao Terminal de Vila Velha (TVV), com idade entre 16 e 21 anos. Para incluí-los no time e apoiar o aprendizado profissional, foi criado um programa de mentoria para os jovens a fim de ouvi-los, compartilhar conteúdo comportamental e acompanhar o nível de satisfação de cada um com o programa. Para os gestores que os integram às suas equipes, foram preparados encontros prévios de sensibilização.

Além destes, o Comunidade a Bordo (CAB) é o principal programa de investimento social da Log-In, implementado nas comunidades dos bairros do entorno do Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2021 com diversas iniciativas para promover o envolvimento e desenvolvimento das comunidades do Bairro da Ilha das Flores.

Em maio de 2022, com uma maior estruturação do projeto, foram firmadas parcerias com duas ONGs, com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento para mais crianças, entre 6 a 17 anos, através de cursos de informática, música e atividades esportivas e de geração de renda para as mulheres das comunidades, através de oficinas de artesanato e pintura. Com um investimento de R$ 350 mil, o programa gerou impactos positivos para mais de 256 crianças e 38 mulheres, de três comunidades diferentes.

Protagonismo feminino

Com o intuito de promover a inclusão de mulheres em funções consideradas masculinas e aumentar a presença de colaboradoras nos terminais e nos navios, desde 2020, a Log-In realiza o Programa Mulheres na Operação, que engloba um conjunto de iniciativas em torno desse objetivo e conseguiu quase triplicar a presença feminina nos times de colaboradores que atuam nos terminais portuários. Este projeto ficou em segundo lugar no Prêmio da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), em 2022.

O Programa Navegar visa recrutar mulheres do mar, com ou sem experiência em cabotagem, para serem treinadas para assumir as funções de Comandante, Imediata e Chefe de Máquinas. O período de treinamento inclui a capacitação teórica em liderança com a aplicação do “Jeito Log-In de Liderar no Mar” e a capacitação prática em dois navios do Grupo. Já foram contratadas pelo Programa Navegar a Comandante Vanessa Cunha, a Chefe de Máquinas Tassya Brito e a Imediata Karen Salvi.

Já o Programa Mulheres do Mar tem como objetivo atrair, desenvolver e reter talentos femininos para trabalharem a bordo dos navios, que já contam em suas tripulações, além das lideranças femininas capacitadas pelo Programa Navegar, com colaboradoras nas funções de marinheira de convés, marinheira de máquinas e eletricista, por exemplo.

Com o propósito de promover a capacitação para operadoras de equipamentos portuários, o Programa Capacitar já resultou na contratação de 55 mulheres trabalhadoras para os terminais portuários. Em 2022, mais três mulheres foram certificadas.

Nos últimos quatro anos, as ações em diversidade de gênero conseguiram dobrar o número de mulheres em posições de liderança na Log-In e os esforços na direção da equanimidade entre homens e mulheres têm sido reconhecidos por elas: na pesquisa realizada para a recertificação da Log-In no Great Place to Work, nas seis questões específicas sobre a percepção feminina sobre o ambiente de trabalho, 75% das respondentes afirmaram estar satisfeitas por ser uma colaboradora do Grupo, um aumento de 22 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Governança Corporativa

Para garantir que os valores da Log-In sejam refletidos em ações práticas, a Log-In adotou, em 2022, um conjunto de iniciativas que passam pela revisão, aprovação e ampliação do escopo do Manual de Conduta Ética da companhia. Além da postura ética e dos comportamentos esperados, no que se refere a práticas fraudulentas de corrupção, propina e demais atos correlatos, o documento explicita, ainda, a não tolerância a quaisquer gestos e atitudes preconceituosas e discriminatórias.

A partir disto, os colaboradores receberam informações e foram capacitados nas diretrizes do novo Manual de Conduta e do Programa de Integridade. Desde janeiro de 2023, a Log-In passou a oferecer, para toda a equipe, um treinamento específico sobre a Lei Anticorrupção na Unilog-In.

Além disso, o Programa de Integridade foi expandido à Tecmar Transportes, adquirida pela Log-In em dezembro de 2021. Após a realização de campanhas de comunicação, foram identificados pontos de convergência na prática de valores como Ética, Integridade e Compliance, adequando os requisitos do programa à realidade da operação da Tecmar. Em seguida, foi iniciado um ciclo de treinamento de líderes, preparando-os também para difundir o programa junto às suas equipes.

O executivo da Log-In explica, ainda, a importância do relatório e, sobretudo, do compromisso e a preocupação do Grupo em assegurar que essas iniciativas tenham impactos reais. “Estamos na terceira edição do nosso Relatório de Sustentabilidade e podemos perceber uma grande evolução desde então. Temos resultados sólidos relacionados àquilo que temos implementado em cada um dos pilares de nossa agenda ESG. Isso demonstra que, mais do que falar sobre essas iniciativas, temos, de fato, impactado positivamente o meio ambiente e, principalmente, as pessoas relacionadas, direta ou indiretamente, à Log-In”, finaliza Gomes.