Em 2023, mais de 46 mil pessoas foram vítimas do problema, que tem risco de incidência elevado no inverno, estação que inicia amanhã (21); Rede Brasil AVC alerta
Principal causa de incapacidade no mundo e uma das principais causas de morte, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) já vitimou fatalmente 46.472 brasileiros até 16 de junho, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. O número equivale a 11 óbitos por hora.
Amanhã (21), inicia-se o inverno, estação a qual estudos realizados em diferentes países apontam que, em comparação com outros períodos do ano, apresenta risco maior para a ocorrência de um AVC – o número de casos cresce, em média, 20%. A situação se dá pelo fato de o organismo ter aumento de funções para manter a temperatura corporal. A alteração de fluxo sanguíneo causa sobrecarga em órgãos como o cérebro, aumentando as possibilidades para um episódio de AVC.
Neurologistas da Rede Brasil AVC estão à disposição para explicar sobre a questão, os demais fatores de risco, como identificar o problema e a necessidade de socorro ágil para evitar o comprometimento mais grave que pode deixar sequelas permanentes, como redução de movimentos, perda de memória, prejuízo à fala, além de diminuir drasticamente o risco de morte.
Sobre a Rede Brasil AVC
A Rede Brasil AVC é uma organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações no site http://www.redebrasilavc.org.br/