Read Time:4 Minute, 56 Second
Amanhã, quinta-feira, dia 11 de maio, ocorrerá a transmissão ao vivo e aberta ao público do novo episódio do webcast “Quinta Sem Dor”, iniciativa da Grünenthal Brasil que visa disseminar conhecimentos sobre dor através de discussões com especialistas no assunto, com o intuito de melhorar o panorama da dor crônica em todo o país.
O episódio da vez discutirá os mitos e verdades sobre a dor de cabeça, também chamada de cefaleia, doença que acomete 52% da população mundial, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, da sigla em inglês)[1]. Só no Brasil, estima-se que 15% da população sofra de enxaqueca e 13% de cefaleia tensional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia.[2] Quando essas dores duram mais de três meses, elas passam a ser consideradas crônicas, e afetam ainda mais a qualidade de vida dos pacientes. O Quinta Sem Dor será dedicado ao tema, uma vez que, em 19 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, data cujo intuito é gerar conscientização sobre os diferentes tipos de dores de cabeça.[2]
O especialista convidado é o Dr. Gabriel Kubota, neurologista especializado em cefaleia e em dor, além de coordenador do Centro de Dor e membro do grupo de Cefaleia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ele explica que a enxaqueca, uma das dores de cabeça mais frequentes, é uma das principais causas de incapacidade, e que ela gera “um impacto muito significativo nas relações pessoais dos pacientes, inclusive dentro do próprio núcleo familiar; na vida profissional, afetando a performance e até mesmo a progressão da carreira do paciente; nas atividades cotidianas, como a realização de atividades físicas, entre outras. É uma doença invasiva que interfere em muitos aspectos, mas que tem tratamento”.
Kubota também ressalta que as dores de cabeça também repercutem na economia, considerando custos diretos (incluindo, por exemplo, as diversas idas do paciente ao pronto-socorro, consumo de medicamentos e a realização de tomografias e exames de imagem) e indiretos (relacionados à perda de produtividade e faltas no trabalho). De acordo com uma pesquisa de 2020, a carga econômica das cefaléias no Brasil, principalmente devido à enxaqueca, pode custar até R$67,6 bilhões por ano aos cofres públicos, sendo que as cefaléias representam uma das principais causas de absenteísmo por doença.[3]
Por isso, “é importante falarmos sobre as dores de cabeça e enfatizar que a enxaqueca é uma doença tratável. Um diagnóstico precoce e oportuno, bem como a realização do tratamento correto, fazem uma grande diferença e proporcionam uma melhora expressiva na qualidade de vida do paciente. De forma geral, é recomendado que todo paciente com enxaqueca que sinta dor em mais do que 3 dias por mês procure um médico”, ressalta o doutor.
Essa discussão será aprofundada no programa “Quinta Sem Dor”, dia 11 de maio, às 19h30. A transmissão será online, aberta a todos, e poderá ser acessada na hora pelo link: https://eventscenter.kvmt.com.br/3/convidado/4
Sobre o Quinta Sem Dor
A Grünenthal Brasil lançou em Outubro de 2022, mês internacional de combate à dor, o webcast “Quinta sem Dor”. O objetivo é trazer conteúdo dos melhores especialistas para toda a classe médica, aumentando o conhecimento a respeito do tratamento da dor com o intuito de melhorar o panorama da dor em todo o país. As transmissões ocorrem toda quinta-feira às 19h30.
Além disso, há mensalmente um encontro aberto ao público geral, no qual são trazidas mais informações sobre a dor para que os pacientes também possam melhorar seu conhecimento do problema e terem consciência da importância de um tratamento adequado da dor.
Saiba mais sobre a Grünenthal Brasil no site: https://www.grunenthalhealth.com.br/
Sobre a Grünenthal
A Grünenthal é líder mundial no tratamento da dor e doenças relacionadas[4]. Como uma empresa farmacêutica com base na ciência, temos uma longa história de trazer tratamentos inovadores e tecnologia de ponta para pacientes em todo o mundo. Nosso propósito é melhorar vidas e a inovação é a nossa paixão. Concentramos todas as nossas atividades e esforços em alcançar nossa visão de Um Mundo Sem Dor.
A Grünenthal está sediada em Aachen, na Alemanha, e conta com filiais em 28 países da Europa, América Latina e Estados Unidos. Nossos produtos estão disponíveis em aproximadamente 100 países, e cerca de 4.400 profissionais trabalham na Grünenthal. Em 2022, a empresa atingiu uma receita de aproximadamente 1,7 bilhão de euros.
Mais informações: www.grunenthal.com
Siga-nos no
Instagram: grunenthal
Evento
Quinta Sem Dor
Tema: “Mitos e verdades sobre a dor de cabeça”
Convidado: Dr. Gabriel Kubota, neurologista especializado em cefaleia e em dor, além de coordenador do Centro de Dor e membro do grupo de Cefaleia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Data: 11/05 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Link de transmissão: https://eventscenter.kvmt.com.br/3/convidado/4
Gratuito, aberto a todos os públicos
|
Referências
[1] NEVES, Úrsula. Metade da população mundial sofre de cefaleia, aponta estudo norueguês. 2022. Disponível em: https://pebmed.com.br/metade-da-populacao-mundial-sofre-de-cefaleia-aponta-estudo-noruegues/.
[2] RENDA. População nordestina de baixa renda é a mais afetada por dor de cabeça. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/populacao-nordestina-de-baixa-renda-e-a-mais-afetada-por-dor-de-cabeca/.
[3] Oliveira AB, Queiroz LP, Sampaio Rocha-Filho P, Sarmento EM, Peres MF. Annual indirect costs secondary to headache disability in Brazil. Cephalalgia. 2020 May;40(6):597-605. doi: 10.1177/0333102419889357. Epub 2019 Nov 22. PMID: 31757169.
[4] O ranking é baseado nas vendas da corporação (EURO acc. IQVIA fixo – Status 4º trimestre de 2018) na área dos principais opióides, ou seja, buprenorfina, fentanila, hidromorfona, hidrocodona, morfina, oxicodona, petidina, tapentadol, codeína, dextropropoxifeno, di-hidrocodeina, tilidina, tramadol.
|