Com o foco de aperfeiçoar a qualidade de ensino das suas marcas controladas – UNIASSELVI e UniCesumar – a Vitru, lança um programa certificador para estimular, valorizar e reconhecer o desenvolvimento das competências digitais e a autonomia dos docentes. A iniciativa realizada pela Vice-presidência acadêmica, faz parte do projeto de Autonomia Autoral Digital Docente (AADD), que acontece anualmente.
A partir da certificação, será possível acompanhar os níveis de latência dos atores pedagógicos. Nesta quarta-feira (18), será realizada uma live para os professores e tutores com todas as informações sobre a novidade. Desta forma, as necessidades dos alunos e a experiência de aprendizagem serão mais bem atendidas, garantindo assim o sucesso acadêmico dos estudantes.
Segundo o Vice-presidente acadêmico da Vitru e Reitor da UNIASSELVI, Professor Janes Fidélis Tomelin, a ação proporciona uma validação ímpar:
“O programa de certificação AADD é um espaço para os docentes demonstrarem suas competências profissionais e conquistarem uma certificação única de reconhecimento e nível de proficiência, pois não basta ter as competências digitais, é preciso certificá-las e estar sempre atualizado para garantir um ensino de qualidade na era digital.”
A estratégia é baseada no padrão Open Badges – concessão de medalhas virtuais de experiências educacionais. As badges podem ser compartilhadas e verificadas online, pois utilizam blockchain, que permite máxima visibilidade e verificação das atividades pedagógicas desenvolvidas.
A ideia é que os educadores consigam explorar ao máximo as possibilidades oferecidas pelas tecnologias, além de incentivar e capacitar os profissionais interessados. Já que é essencial que os atores pedagógicos tenham habilidades e conhecimentos para poderem preparar os graduandos para o mundo digital.
Por Redação Vitru