Nove dicas para não cair em golpes virtuais no Dia das Mães

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São Paulo, maio de 2022 – O Dia das Mães, considerada uma das principais datas do calendário do varejo, gerou um faturamento de R$ 6,4 bilhões no e-commerce no Brasil, em 2022, de acordo com relatório da AllIN. O que pouca gente lembra é que os golpes e fraudes virtuais também aumentam exponencialmente nessa data, uma vez que cibercriminosos se aproveitam do alto nível de exposição de dados trafegando na Internet.

Para diminuir as chances de uma data tão especial acabar em dor de cabeça, Aldo Albuquerque, Diretor Executivo na Tempest, empresa líder na área de cibersegurança no Brasil, listou nove dicas para instruir consumidores a se protegerem durante a data.

  1. Cheque as comunicações: ao receber mensagens de empresas pelo WhatsApp, sempre desconfie e faça um trabalho mínimo de checagem. É fundamental acessar outros canais de comunicação da empresa e perguntar se foram responsáveis pela respectiva comunicação.
  2. Cuidado com anúncios falsos na ferramenta de busca do Google: pode parecer improvável, mas além dos já conhecidos sites falsos, tem sido cada vez mais comum a produção de anúncios que se fazem passar por empresas e não levam a site algum. Pelo contrário, abrem uma conversa direta pelo WhatsApp.
  3. Não seja fisgado (phishing): cibercriminosos utilizam e-mails, SMS e WhatsApp para enviar mensagens elaboradas vendendo alguma solução ou produto, sempre com um link ao final. Esse é justamente o objetivo. Ao clicar, a vítima pode ser redirecionada para um site falso e terminar expondo dados pessoais e financeiros.
  4. Leia atentamente as mensagens de supostas empresas que chegarem até você: muitos e-mails de phishing são bastante óbvios por conterem erros de digitação, palavras caixa alta e pontos de exclamação. Podem também ter saudações impessoais ao invés do nome próprio.
  5. Tenha a máxima atenção ao uso das senhas: o ideal é ter senhas diferentes em cada plataforma ou site pois, em caso de descoberta, os cibercriminosos tentarão utilizá-las para se autenticar em diferentes lugares na Internet.
  6. Desconfie de lojas com produtos com preços muito tentadores e abaixo do preço normal de mercado.
  7. Verifique a reputação do site (ou vendedor, no caso de Marketplaces) para saber o que outros compradores falam sobre a idoneidade da loja/vendedor.
  8. Caso vá usar cartão de crédito como forma de pagamento, sempre prefira utilizar cartões virtuais de uso único. Eles geralmente podem ser gerados pelos aplicativos/site do seu banco/operadora de cartão.
  9. No caso pagamentos via PIX ou Boleto, desconfie de contas de destino em nome de pessoas físicas (em caso de lojas/empresas); no caso do uso de PIX e para boletos, confira atentamente se o nome do cedente no boleto está associado ao nome/CNPJ da loja onde você está comprando.

Sobre a Tempest:

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores. Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.

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