Companhia da Adone Holding atua em Angola na importação de veículos pesados, da VW Caminhões e Ônibus
A Grand Lakes Veículos, empresa angolana subsidiária da Adone Holding e concessionária da Volkswagen do Brasil em Angola, acaba de receber o prêmio “Destaque de Inovação – Programa de Alta Performance”, concedido anualmente pela empresa automotiva aos importadores da América Latina e África. “Sabemos que temos muito trabalho a fazer, mas esse prêmio tem um significado especial, o de que estamos no caminho certo, cada vez mais contribuindo para aprimorar o sistema de transporte em Angola, tanto no campo como na cidade” comemora Geraldo Kulaif, diretor da Grand Lakes.
Com sede em Luanda, a companhia pertence à Adone Holding e atua no segmento de veículos pesados no continente africano desde 2007, com uma concessionária na capital Luanda e uma filial em Catumbela, na província de Benguela. Em junho próximo, serão abertas mais duas filiais – uma na província de Cabinda e a outra na província de Huila. A empresa é uma dealership oficial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, dentre outras marcas complementares para o segmento.
Na capital Luanda, possui também uma loja de autopeças no bairro do Patriota, onde os itens mais vendidos são filtros, válvulas, freio, embreagem e rolamentos, entre outros. “Nossa expansão integra o plano de gerar cada vez mais empregos em Angola, baseados na excelência no atendimento aos clientes”, explica o diretor da Grand Lakes. Além de ônibus e caminhões, as unidades oferecem ao cliente a comodidade de comprar peças a acessórios originais VW. São mais de 8.600 itens, que podem ser adquiridos pessoalmente ou por meio de serviço de entrega em todo o território angolano.
A Grand Lakes trabalha, desde 2019, em parceria com o governo local e especialistas em tecnologia e mobilidade no Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP), cujo objetivo é mapear e definir as principais rotas operacionais e selecionar paradas de ônibus urbanos e interprovinciais, possibilitando o transporte diário de milhares de pessoas. “Nosso principal objetivo estratégico com estes terminais é oferecer, além do transporte de qualidade, a segurança e melhoria na vida de uma população que tanto precisa “, ressalta Kulaif.
Desde março do ano passado, a empresa participa também do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), liderado pelo governo federal. O objetivo é melhorar a distribuição das mercadorias do campo para as áreas de consumo e impulsionar o crescimento do setor rural. “Esse programa tem potencial para gerar mais de 5.000 empregos indiretos”, diz Kulaif. Os 200 veículos entregues pela Grand Lakes são subsidiados pelas autoridades locais aos produtores rurais e distribuídos por todo o país.
Há 17 anos, a coleta de lixo em Angola é realizada com os caminhões comprados da Grand Lakes, que também fornece assessoria técnica ao governo para operacionalizar o serviço.
Também foram premiados no Programa de Alta Performance da Volkswagen a Euromotors (Peru) e Hansa (Bolívia) na categoria Pós-Vendas. Em Inovação, outro vencedor foi a Cemcol (Honduras). A Diesa (Paraguai) e a Porsche (Chile) ficaram com o primeiro lugar em Sustentabilidade, enquanto Avelino Abreu, Julio Cesar Lestido e Porsche Colômbia dividiram a vitória na categoria Marketing.