Etiqueta no uso de perfumes: aprenda a usar fragrâncias do jeito certo

Read Time:2 Minute, 12 Second

Adotar essas regras de etiqueta ajuda a prevenir exageros e evita deixar as pessoas ao redor desconfortáveis

O simples ato de usar um perfume também possui suas próprias regras de etiqueta, afinal o uso inadequado de uma fragrância pode ir totalmente contra sua proposta. Um perfume pode ser muito marcante e proporcionar momentos incríveis, inclusive se tornando a marca registrada de uma pessoa. Ao mesmo tempo, caso não seja utilizado com moderação, também pode causar grande desconforto no ambiente e, em alguns casos, até mesmo despertar alergias.

Um perfume deve envolver, mas nunca invadir. Para nós, que estamos usando a fragrância, pode ser difícil identificar quando a dose está exagerada ou não, já que existe uma condição conhecida como fadiga olfativa. Quando mais ficamos expostos a determinados odores, menos sentiremos aquele cheiro, pois nossos receptores se acostumam com os sinais recebidos. É por isso que, na maioria das vezes, nós não sentimos o cheiro do nosso próprio perfume.

Quando utilizado na medida certa, um perfume é capaz de proporcionar prazer e estimular desejos. O contrário também é possível, então quem exagera pode acabar afastando as pessoas de si, já que o odor forte enjoa e, em alguns casos, desperta até crises de enxaqueca. Para saber utilizar do jeito certo, é preciso levar alguns fatores em consideração, mas no geral existem algumas regras padronizadas a serem respeitadas.

A começar pela quantidade, apenas duas gotas no pulso e no peito é o suficiente. Caso seja um perfume de spray, uma espirrada nos mesmos lugares basta. Esfregue um pulso no outro e coloque o que sobrar atrás da orelha, pois esses são os pontos mais estratégicos para valorizar a fragrância. Lembre-se de não misturar o perfume com outros cheiros, pois isso pode desequilibrar seu efeito, então evite usar cremes, desodorantes, hidratantes ou loção pós-barba com odores fortes.

Além da quantidade, também é importante respeitar o clima, pois cada perfume é desenvolvido para uma temperatura diferente. É por isso que se deve ter cautela com fragrâncias importadas, pois muitas são destinadas para seu país de origem e podem apresentar um cheiro muito forte em lugares com clima diversificado. O ideal é sempre optar por uma versão eau de toilette, que traz uma versão mais suave e apropriada para várias ocasiões.

Para quem está planejando presentear a pessoa amada com um perfume no Dia dos Namorados, é importante ter todas essas regras básicas em mente. Investir em uma fragrância de qualidade, como um La Vie Est Belle, por exemplo, sempre é um bom negócio, mas não deixe de avaliar todas as características do perfume e ensinar quem for presenteado a usá-lo do jeito correto.