Composto por cinco módulos, Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza educação via EaD de forma gratuita para o Brasil inteiro
Por meio de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Semad, do governo do estado de Minas Gerais, foi lançado um Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental. Realizado integralmente por meio da plataforma digital Trilhas do Saber, o objetivo é a capacitação e a divulgação de questões relacionadas à educação ambiental.
O programa contará com 4 módulos ao todo, com cargas horárias que variam de 10 a 40 horas. São eles: “Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos”, que teve início em março; “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos em Foco: uma proposta para educadores”; “Programa Ambientação: Capacitação Introdutória para Comissões Setoriais”; e “Programa Ambientação: Alimentação Sustentável”.
O módulo atual “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias” teve início em 4 de maio e durará até 30 de junho. Todas as inscrições foram realizadas por meio do portal Trilhas do Saber, da Secretaria de Meio Ambiente. O curso aborda principalmente as metodologias atuais no processo de educar ambientalmente, sobretudo em meio aos acontecimentos críticos observados ao redor do globo, como a covid-19.
Segundo a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, “é preciso desenvolver o exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade e para práticas ambientalmente adequadas, por meio de ações que contribuam para a formação de indivíduos capazes de exercer a cidadania de forma consciente e responsável”.
Abordando bases legais e fatos históricos com linguagem acessível, busca demonstrar estratégias para o ensino de temas relacionados ao meio ambiente, seja para quem atua na área ou para quem pretende ingressar. Com projetos e atividades que servem tanto para educação formal quanto informal, pretende dar orientação sobre as relações das pessoas com o meio ambiente e como desenvolver a educação ambiental nesses meios.
De acordo com o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, “o curso pretende sensibilizar os participantes para mudanças com relação ao meio ambiente, consigo mesmo, com demais seres humanos e demais elementos da natureza, em prol do exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade”. Desta forma, busca-se uma educação voltada à realização de uma cidadania mais sustentável.
Para além da contribuição da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, a Suges, há também participação da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, sendo que ambas compõem a pasta do Meio Ambiente. Suas edições anteriores foram um grande sucesso: em 2021, foram quase 3 mil inscrições vindas de oito estados brasileiros. Para a secretaria, este número “demonstra o sucesso da capacitação oferecida pelo Governo de Minas”.
De fato, o curso foi bem avaliado pelo público. A somatória de avaliações das três edições anteriores aponta para uma nota 9, em uma escala de 0 a 10, em pesquisa realizada com as seis turmas já formadas, totalizando 12.761 alunos. Não à toa, o curso tem total aprovação por parte da Secretaria de Estado da Educação, assim como aval da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
A abertura de frentes educacionais em prol do desenvolvimento sustentável, bem como da formação de multiplicadores, visando levar para frente a tarefa de conscientização das pautas ambientais, é fundamental para os dias de hoje. Fato observado por conta da busca cada vez maior por energias renováveis, fomentadas sobretudo pelo financiamento de energia solar e pela utilização mais racional dos recursos, tarefa urgente da humanidade.