Independência financeira: por que investir pode ser o melhor caminho

Read Time:2 Minute, 2 Second

Existem opções no mercado para que autonomia seja atingida em longo prazo

Os investimentos têm se tornado parte das pessoas a cada dia que passa. A grande maioria das pessoas começa a fazer aplicações para que seja possível ter uma independência financeira em médio e longo prazo. Mas não se deixe enganar. Isso não é tarefa fácil e requer muito tempo de estudo e dedicação sobre o funcionamento de todo o mercado de finanças.

Apesar disso, uma coisa é certa: quanto mais cedo você começar, melhor é. Ainda mais se escolher o melhor caminho. E como isso é possível? O primeiro passo é fazer um bom planejamento e criar metas que sejam cumpríveis. Ter esse autoconhecimento é fundamental para saber o quanto deseja investir e o que espera de retorno.

Além disso, como todos os especialistas recomendam, é necessário diversificar a carteira. Para isso, existem alguns ativos que podem estar presentes na sua estratégia.

 

Tesouro Direto

Adquirir títulos do Tesouro Direto é uma das melhores opções para investir em renda fixa. Isso acontece porque, atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano. Essa também é uma modalidade muito segura, já que na prática as pessoas emprestam dinheiro ao governo. Depois de um determinado período, o retorno vem acrescido de juros dentro de um prazo preestabelecido.

 

Ações

Já a busca por ações pode ser um prato cheio para se arriscar mais. Quanto a isso, contam-se mais de 400 empresas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Assim, é possível comprar participações de algumas companhias. Você acompanha o crescimento, a distribuição de lucros e pode receber dividendos. Os especialistas apontam que o ideal é visar retornos que sejam em longo prazo.

 

Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)

Acima foram citadas ótimas escolhas. Contudo, o queridinho da grande maioria que pertence ao mercado financeiro são os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Isso porque o investimento inicial é pequeno e a possibilidade de ter uma boa liquidez é alta.

Nesse caso acontece o seguinte: um determinado ativo consegue compilar diversos outros recursos de cotistas. Aí entra uma gestora que aplica no mercado imobiliário, sejam certificados ou imóveis literalmente físicos. 

Atingir a tão sonhada independência financeira não é possível de um dia para o outro. É preciso trabalho duro e direcionamento correto. Só assim é possível ter autonomia com IPVA, IPTU e seguro de vida. Mas, com paciência e perseverança, você irá conseguir atingir os seus objetivos.