ANAUNI atua para contribuir com os debates a serem feitos com estes parlamentares
A solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista da Advocacia Pública acontecerá na próxima terça-feira (25), às 12h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) atua para incluir as pautas da carreira nos trabalhos da Frente com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento da advocacia pública brasileira.
O requerimento de criação da Frente Parlamentar Mista da Advocacia Pública foi apresentado em março deste ano, no Congresso Nacional. De autoria do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), a iniciativa tem coautoria de outros 204 deputados federais e 18 senadores.
Os parlamentares que integram a Frente são de diferentes partidos e vão desenvolver debates e projetos em defesa e pela valorização da advocacia pública durante a 57ª Legislatura, que teve início em fevereiro.
“A advocacia pública precisa de um olhar especial, porque seu serviço impacta a vida da sociedade, são servidores públicos. Esta Frente Parlamentar vai trabalhar na busca de soluções conjuntas para esta carreira, sempre ouvindo e conversando com todos os lados. Estou muito otimista com a dinâmica de trabalho com os colegas parlamentares”, disse o deputado federal Lafayette de Andrada, presidente da Frente.
O Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, explica que a Frente é uma ferramenta muito importante para o aprofundamento do debate em torno de questões que tramitam no Congresso Nacional e que têm impactos sobre toda a sociedade.
“Temos a confiança de que seremos representados por parlamentares comprometidos com o interesse público, que é o que a advocacia pública representa e defende. Então, quando nós levamos ao Congresso pautas do setor, nós sempre visamos o aperfeiçoamento do serviço prestado pela Advocacia Geral da União e pelas procuradorias de modo geral”, acrescenta o presidente da ANAUNI.
O vice-presidente, Tobias Morato, acrescenta que: “o lançamento da Frente Parlamentar representa um importante marco para a Advocacia Pública pois significou o trabalho conjunto de toda a Advocacia Pública nacional, com participação de entidades representativas de âmbito nacional, distrital, estadual e municipal. A articulação contou com o importante apoio, ainda, da AGU, do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do DF e da OAB Federal, através da Comissão Nacional da Advocacia Pública. Por meio das parcerias realizadas acreditamos que poderemos fortalecer as bandeiras da categoria no Congresso Nacional e, por fim, fortalecer o Estado brasileiro”.
Além da ANAUNI, a Frente Parlamentar tem apoio das seguintes entidades: AGU, ANAPE, ANPM, ANAFE, ANPPREV, ANAJUR, SINPROFAZ e Comissão Nacional da Advocacia Pública da OAB Federal.
SERVIÇO
Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
Data: 25 de abril (terça-feira)
Horário: 12h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados