Departamentos jurídicos querem reduzir terceirizados, revela estudo do Thomson Reuters Institute

Read Time:2 Minute, 34 Second

Departamentos jurídicos querem reduzir terceirizados, revela estudo do Thomson Reuters Institute 

 

Corte desse tipo de despesa é desafiador pois boa parte do trabalho ainda é realizado por parceiros externos 

 

São Paulo, 05 de abril de 2023 – Segundo o sétimo Índice de Operações do Departamento Jurídico (LDO por Legal Department Operations), publicado em outubro de 2022 pelo Thomson Reuters Institute, os departamentos jurídicos estão priorizando o controle de suas despesas terceirizadas (85% listaram isso como uma alta prioridade) e quase metade (49%) diz que está priorizando trazer mais trabalho de forma interna. Apesar de querer conter essas despesas, reduzir o trabalho de parceiros  será um desafio, pois oito em cada dez (80%) departamentos internos ainda relatam que um quarto (25%) ou mais de seu trabalho foi tratado por um escritório de advocacia externo. 

 

Além de conter despesas com terceirizados, os departamentos jurídicos também estão implementando ferramentas tecnológicas de economia de tempo para simplificar o fluxo de trabalho e os processos manuais (71% listaram como uma alta prioridade). Apesar da priorização contínua do investimento em tecnologia, quase metade (47%) relata que o ritmo de avanço em tecnologia e processos em seu departamento foi lento, com poucas ou nenhuma mudança feita a cada ano, ou inexistente. 

 

“As tendências que estamos vendo no setor jurídico refletem as realidades econômicas atuais. Embora seja bom ver que o investimento em tecnologia jurídica continua sendo uma prioridade, é fundamental que essas ferramentas sejam adotadas e usadas adequadamente. Se os departamentos jurídicos quiserem acompanhar as pressões financeiras atuais, essas soluções tecnológicas precisam ser totalmente implementadas”, alerta Hillary McNally, gerente geral, Thomson Reuters, Corporate Legal.  

 

Os dados para o Índice são compostos por análises de despesas jurídicas do mundo real coletadas do Legal Tracker da Thomson Reuters e obtidas de mais de 1.500 departamentos jurídicos corporativos e uma pesquisa da Thomson Reuters realizada em agosto e setembro de 2022, à qual 107 departamentos jurídicos responderam.  O resumo executivo da LDO 2022 está disponível em português, o relatório completo pode ser acessado em inglês.  

 

Thomson Reuters Institute 

 

O Thomson Reuters Institute reúne pessoas das comunidades jurídicas, corporativas, fiscais & contábeis e governamentais para fomentar conversas e debates, dar sentido aos últimos eventos e tendências e fornecer orientações essenciais sobre as oportunidades e desafios que seu mundo enfrenta hoje. Como o braço de liderança de pensamento dedicado da Thomson Reuters, nosso conteúdo abrange comentários de blogs, conjuntos de dados líderes do setor, análises informadas, entrevistas com líderes do setor, vídeos, podcasts e eventos de classe mundial que fornecem uma visão aguçada sobre um cenário dinâmico de negócios. Visite thomsonreuters.com/institute para mais detalhes. 

    

Thomson Reuters   

 

Thomson Reuters é um provedor líder em serviços de informação para negócios. Nossos produtos incluem softwares e ferramentas altamente especializadas com informação estratégica para profissionais jurídicos, fiscais, contábeis, de compliance e de comércio exterior, combinados com o serviço de notícias mais global do mundo – Reuters. Para mais informações, visite o site e para as últimas notícias mundiais, acesse o portal.   

 

   

Contatos de imprensa:   

H+K Strategies     

Fábio Okubaru – (11) 97572-1673   

Fabíola Mello – (11) 96613-9267   

thomsonreuters@idealhks.com