O SEO (Search Engine Optimization) é um dos mais importantes fatores de marketing digital.
Essa estratégia é responsável por aumentar o tráfego orgânico de um site, torná-lo mais relevante para os mecanismos de busca e também aumentar a visibilidade.
Com as tendências de SEO mudando constantemente, é importante que os profissionais de marketing estejam atentos a elas para poderem aplicá-las no seu trabalho.
Neste artigo, vamos discutir 10 tendências de SEO para 2023 que você deve ficar atento.
Acompanhe!
10 tendências de SEO em 2023
#1 Produção de conteúdo útil
O conteúdo útil é um dos recursos mais importantes para o SEO.
Os mecanismos de busca estão ficando cada vez mais exigentes com o conteúdo.
Os usuários querem conteúdo que seja relevante, informativo e útil.
Por isso, é importante produzir conteúdo de qualidade que seja útil para os usuários.
Além disso, é importante que o conteúdo seja atualizado regularmente para que ele continue sendo relevante e atenda a intenção de busca dos usuários.
Portanto, o conteúdo feito de pessoas para pessoas é o foco dessa estratégia e acende um alerta para conteúdos criados por inteligência artificial com o intuito de apenas ranquear na SERP.
O próprio Google já se manifestou sobre esse tipo de prática e aumentou o nível de rigor das análises feitas pelos seus algoritmos.
#2 Content Pruning
O Content Pruning é uma das melhores maneiras de otimizar um site.
É a prática de remover conteúdo obsoleto, desatualizado ou de baixa qualidade do seu site.
Isso ajuda a melhorar a experiência dos usuários e a relevância para os mecanismos de busca.
Além disso, essa prática também pode ajudar a melhorar o desempenho do site, aumentando a velocidade de carregamento e a usabilidade.
#3 Conteúdo em formato de vídeos
Os vídeos são uma das melhores maneiras de chamar a atenção dos usuários.
Eles também são uma ótima maneira de aumentar o tempo de permanência do usuário no seu site.
Os mecanismos de busca também estão cada vez mais dando peso para vídeos em seus resultados de pesquisa.
Por isso, é importante incorporar vídeos em seu conteúdo para ter sucesso no SEO.
#4 Conteúdos assinados
O Google está cada vez mais dando ênfase para conteúdos assinados por autoridades no assunto.
Isso significa que, se você quiser ter sucesso em SEO, deve procurar obter conteúdo produzido por especialistas em determinado assunto.
Assim, ajuda a melhorar o valor do conteúdo para o usuário, além de garantir a relevância nos mecanismos de busca.
É importante também ter em seu site uma página do autor contendo informações sobre a autoridade que produziu o conteúdo, como formação, experiência e títulos.
Essas informações ajudam a aumentar a autoridade do seu site nos mecanismos de busca.
#5 Google MUM
O Google MUM (Multitask Unified Model) é um novo modelo de inteligência artificial desenvolvido pelo Google para melhorar a compreensão do conteúdo do site.
Essa tecnologia tem capacidade de assimilação de linguagem natural em mais de 75 idiomas e também tem a capacidade de compreender o contexto dos conteúdos.
Esse modelo é extremamente importante para melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.
Uma vez que possibilita que os robôs tenham condições de estreitar a relação entre os conteúdos e a intenção de busca.
#6 SEO Experience
O SEO Experience é a nova geração de otimização de sites.
E para melhorar o site, é válido apostar no CRO. O CRO (Conversion Rate Optimization) é uma estratégia de marketing que visa aumentar a taxa de conversão de um site.
Ele envolve otimizar o site para que ele seja mais intuitivo e fácil de usar. Isso ajuda a melhorar a experiência do usuário.
Como consequência, aumenta as chances de conversão.
Além disso, é importante ter um conteúdo de qualidade que seja rico em palavras-chave.
Isso ajuda a melhorar o posicionamento para os mecanismos de busca e também pode melhorar a experiência do usuário.
Como mencionamos, é importante que o conteúdo seja relevante, informativo e útil.
#7 Automação
A automação é uma das tendências mais importantes para o marketing digital.
A automação permite que os profissionais de marketing economizem tempo e recursos realizando tarefas repetitivas.
Essa automação vale para todas as estratégias, desde tráfego orgânico até a mídia paga.
O uso dessa estratégia permite que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais complexas ou estratégicas e, assim, obtenham resultados melhores.
Além disso, a automação permite também ter um maior controle sobre as campanhas e verificar quais delas estão produzindo melhores resultados.
#8 SEO Mobile
Não é segredo para ninguém que a maioria esmagadora dos acessos à internet é feito nos smartphones.
Por isso, a otimização para dispositivos móveis é essencial para ter sucesso em SEO.
É essencial garantir que o seu site esteja otimizado para celulares e tablets, pois assim ele poderá atingir um número muito maior de pessoas.
Algumas dicas importantes para SEO mobile são: ter um site responsivo, um carregamento rápido e uma navegação fácil.
Além disso, é importante também ter em mente que o Google dá preferência para sites otimizados para dispositivos móveis em seus resultados de pesquisa.
Então, se você quiser um bom posicionamento nos mecanismos de busca, não esqueça de otimizar para dispositivos móveis.
#9 SEO para Youtube
O Youtube é uma das plataformas de vídeo mais populares do mundo.
Por isso, é importante que os sites estejam otimizados para o Youtube.
A plataforma tem regras específicas para otimização de vídeos, como títulos, descrições e palavras-chave.
É importante seguir essas regras para que os vídeos sejam indexados corretamente e alcancem o maior número possível de usuários.
#10 EEAT
O Google vem apurando cada vez mais os seus algoritmos.
Além dos critérios tradicionais de SEO, o Google agora usa o EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness) para avaliar os sites.
No final de 2022 foi adicionado mais um “E” (Experience) nas diretrizes do Search Quality Evaluator Guidelines nos pilares para avaliação da qualidade das páginas.
Nesse pilar, o foco é priorizar conteúdos desenvolvidos por pessoas experientes na área.
Além disso, é importante também que o conteúdo provoque confiança no usuário e gere satisfação a ele.
O pilar de expertise, diferente do pilar de experiência, avalia o conteúdo produzido por um especialista no assunto.
É importante ter em mente que o conteúdo de um site deve ser muito bem informativo e relevante.
Com esse pilar, o Google quer assegurar que os sites tenham autoridade reconhecida por especialistas na área.
O pilar de autoridade busca verificar se o conteúdo é produzido por alguém que domina o assunto e é conhecido na comunidade.
Por fim, o pilar de confiança busca verificar se o conteúdo possui informações verdadeiras e confiáveis, sendo o pilar central das diretrizes criadas pelo Google.
Estes critérios refletem bem o papel do SEO na atualidade: criar conteúdos ricos, relevantes, confiáveis e com foco na experiência do usuário.