Aparelho, que por anos foi considerado proibido nas escolas, hoje ganha espaço na sala de aula; confira quais são as vantagens do celular na aprendizagem
Os celulares estão cada vez mais presentes em nossas vidas e têm se tornado uma ferramenta importante na educação. Devido ao acesso à internet e a inúmeros aplicativos educacionais disponíveis, os celulares estão ajudando a tornar a educação mais acessível para milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, é crescente o número de escolas que adaptaram o uso do celular em sala de aula, de acordo com dados da pesquisa feita pelo Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017).
Os dados, que ainda datam de 2017, já constavam que 56% das escolas já utilizavam celular para desenvolver atividades. Em 2023, a tendência é que esse número seja ainda maior.
Vantagens do uso do celular
Imagine a possibilidade de aprender em qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade de estar fisicamente presente em uma sala de aula: essa é uma das vantagens do uso de celulares na educação, proporcionando flexibilidade para os alunos aprenderem de acordo com suas necessidades e seus horários.
Além disso, os smartphones possibilitam a personalização do aprendizado de acordo com seus interesses e habilidades, por meio de aplicativos educacionais.
Outra vantagem é a democratização do acesso à informação. Com a ajuda da internet, os alunos podem acessar conteúdos educacionais de alta qualidade, independentemente de sua localização geográfica ou condição financeira. Isso reduz a desigualdade educacional e oferece oportunidade de aprendizado a mais estudantes.
Observações sobre o uso do celular na aprendizagem
O uso do celular na educação, porém, deve servir ao propósito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de maneira a desenvolver a cognição, reduzir distrações e evitar que prejudique a concentração dos alunos na sala de aula. Isso significa que o uso deve ser planejado pelos professores e pela equipe pedagógica conforme as necessidades das aulas.
É importante que os alunos usem os celulares com responsabilidade e equilíbrio, e que as escolas estabeleçam diretrizes claras sobre o uso dos celulares em sala de aula. Isso faz com que os alunos vejam sentido entre o uso do aparelho e o que aprendem na escola.
No geral, os celulares podem ser uma ferramenta poderosa na educação, desde que utilizados de forma responsável. Eles podem ajudar a democratizar o acesso à educação, tornar o aprendizado mais personalizado e interativo e preparar os alunos para o mundo digital em que vivemos; ainda, os smartphones também ajudam a tornar educação mais interativa e engajadora, permitindo aulas mais dinâmicas e divertidas, que incentivam a participação e a colaboração – e isso vale para os mais variados modelos de aparelhos, como iPhone, Moto G52, Samsung Galaxy, etc.