Com o tempo, resíduos podem se acumular no fundo e até bactérias e protozoários podem proliferar no reservatório de água sem a devida limpeza
A limpeza periódica da caixa d’água é extremamente importante para a saúde das pessoas que consomem a água armazenada nela. Com o tempo, mesmo recebendo somente água tratada, o reservatório começa a acumular resíduos que chegam pela tubulação e vão se acumulando no fundo.
A falta de limpeza pode gerar vários transtornos, que vão desde o entupimento do encanamento pelo acúmulo de resíduos sólidos até a proliferação de bactérias e protozoários, que são prejudiciais à saúde. A limpeza da caixa d’água é um procedimento simples. Veja o passo a passo de como realizar a limpeza e manter a qualidade da água armazenada.
Feche o registro e esvazie a caixa d’água
O primeiro passo é fechar o registro geral de água, que fica no cavalete de entrada da residência. Após o corte do fornecimento de água, é necessário prender a boia para cortar o fornecimento de água. Agora é preciso esvaziar o reservatório, até sobrar um palmo de água. Para evitar o desperdício, armazene a água em recipientes para ser usada posteriormente.
Limpeza do reservatório
Para a limpeza, será necessário contar com:
- Luvas de borracha;
- Escova de nylon;
- Balde;
- Panos limpos;
- Água sanitária.
Primeiro, é preciso tampar a saída que vai da caixa para o encanamento interno com um pano, para evitar que os produtos de limpeza e a sujeira desçam para os canos. Agora basta colocar as luvas e usar a escova de nylon e a água sanitária para esfregar o fundo, as laterais e a parte interna da tampa da caixa d’água. Vale lembrar que somente a água sanitária já é suficiente para a limpeza, e não é aconselhável usar sabão, detergente nem outros produtos.
Após esfregar bem, retire a água com resíduos usando o balde, abra o registro geral e deixe a caixa encher novamente, sem retirar o pano que impede a água de descer para os canos da residência. Com a caixa cheia, despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e deixe agir por 2 horas.
Após esse período, feche novamente o registro geral e destampe a saída de água para o encanamento interno. Deixe que toda a água desinfetada desça pelo encanamento. Essa água não pode ser consumida, e deve ser usada apenas para descarga ou limpeza.
Encha a caixa d’água novamente
Após o escoamento de toda a água, abra novamente o registro geral, solte a boia e deixe o reservatório de água encher por completo. Com a caixa cheia, basta colocar a tampa novamente para evitar que caia algo dentro e também para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Com a limpeza finalizada, a água pode ser consumida de maneira mais segura. Essa limpeza é imprescindível para evitar a contaminação da água e garantir a saúde de todos na residência. A Sabesp recomenda que a limpeza seja realizada a cada seis meses. Em períodos muito chuvosos, pode ser necessário que a limpeza seja realizada com maior frequência.