O que é PDV e qual sua importância para os negócios

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Entenda o conceito de PDV, suas diferentes modalidades, e como aplicá-las para um negócio de sucesso

 

 

Começar um novo negócio de vendas não é uma tarefa fácil, requer muito estudo, pesquisa e análise de mercado. No entanto, muitos novos empreendedores acabam se deparando com nomenclaturas que talvez não conheçam, como a sigla PDV e podem ficar perdidos ou confusos sobre qual melhor método seguir. Pensando nisso, resolvemos elaborar um guia sobre o significado de PDV,  quais os tipos diferentes e algumas das suas principais vantagens e desvantagens. Confira:

O que é PDV?

O PDV é uma sigla para “Ponto De Venda”, ou seja, é o local onde o consumidor realiza a compra do produto. Os PDVs podem ser classificados em diferentes tipos, como uma loja física, online, um quiosque ou até mesmo uma banca de feira. Embora existam tipos diferentes de PDV, todos têm o mesmo objetivo, fazer com que o consumidor possa comprar seu produto ou serviço de forma simples e que essa experiência seja agradável para que ele retorne para novas compras.

Qual a importância do PDV?

O PDV é uma das partes mais importantes do negócio, por ser justamente a vitrine do empreendimento. É no PDV que o consumidor tem a maior parte das interações entre ele e a marca ou o produto vendido. Portanto, um PDV bem desenvolvido e organizado é fundamental para que o cliente se sinta confortável para poder realizar suas compras.

 Com uma experiência de compra agradável, independentemente se a venda é presencial ou digital, o consumidor pode se tornar um defensor da marca, o que é uma ótima ferramenta de divulgação para o negócio.

Tipos de PDV

Existem muitos tipos diferentes de PDV, cada um com suas características, vantagens e desvantagens próprias. Os 4 principais são:

Loja física 

É o PDV mais comum e que as pessoas têm maior contato. A grande vantagem dessa modalidade é que o cliente sempre vai poder conhecer o produto ao vivo, pegá-lo nas mãos, experimentar e tirar dúvidas com os vendedores antes de comprar. Uma das desvantagens é que o custo de operação de uma loja física é, geralmente, mais alto e esse custo é refletido no valor final do produto.

Quiosque 

Essa é uma alternativa à loja física, porém com espaço e estoques menores. Em geral, os quiosques estão localizados em locais com grande circulação de pessoas, como shopping centers, metrôs e galerias. Os quiosques são focados em um tipo específico de produto, como celulares, perfumes, roupas, acessórios, chocolates, decorações e até chinelos. 

A vantagem dessa forma de venda é que o investimento inicial é menor do que uma loja física. No entanto, o alcance e a capacidade de venda são mais limitados. A desvantagem é que o espaço pequeno pode ser difícil de oferecer uma boa experiência de compra.

E-commerce 

As lojas digitais são as preferidas dos novos empreendedores, principalmente pela facilidade de criar um site ou de ingressar em um marketplace e já começar a vender os seus produtos.  

A vantagem do modelo digital é que o investimento inicial é bem menor do que nas lojas físicas, sem precisar investir em grandes estoques ou aluguéis de pontos comerciais. Outra vantagem é que o alcance da loja digital é muito maior do que a loja física, pois qualquer pessoa  do mundo pode comprar daquela loja. 

Uma das desvantagens desse tipo de venda é a dependência de um sistema de gerenciamento de dados. Já pelo  lado do cliente a desvantagem é que ele não tem contato direto com o produto que está comprando, portanto a experiência de experimentar acaba sendo prejudicada. Vantajosamente, as políticas de trocas de produtos vendidos online permite que o cliente tenha um período de teste e possa devolver a mercadoria sem problemas.

Eventos

Os eventos, como feiras e exposições são um bom lugar para PDVs que têm como objetivo um determinado tipo de público, normalmente os pontos de venda são estandes com diversos produtos à mostra e representantes de vendas para fechar acordos maiores. Um bom exemplo de PDV em eventos são os diversos estandes em feiras de agropecuária, que vendem rações, medicamentos veterinários, equipamentos de segurança e até mesmo tratores. Outro exemplo são as convenções geek, como a Comic Con, em que os estandes podem ser especializados em vender quadrinhos, figuras de ação, camisetas e até fantasias. 

Muitas empresas se preparam durante o ano todo para expor seus produtos em um evento específico,que muitas vezes acontecem apenas uma vez, no entanto a receita gerada acaba sendo bem alta e isso revela ser a sua grande vantagem, um PDV em um local com um público voltado para esse interesse garante um número maior de conversões. 

Por outro lado, a desvantagem é que o custo de operação acaba sendo mais alto também pois muitas vezes a marca tem vendas bem reduzidas ao longo do ano, o que pode ser um desafio para iniciantes pois deve-se planejar as operações seguintes com base no rendimento de cada evento.

Embora pareça confuso, entender o que é PDV é um dos primeiros passos fundamentais no planejamento de um novo empreendimento, seja digital ou físico. No momento do planejamento o empreendedor deve analisar, com muita calma, qual tipo de experiência ele quer fornecer ao consumidor, os tipos de produtos vendidos, a localização do negócio, o poder de aquisição do público-alvo e o valor do investimento inicial.