Muitas pessoas passaram a empreender e com isso o mercado de autônomos e MEI cresce e abre oportunidades para quem quer ter seu negócio próprio.
Nos últimos anos vimos um aumento no número de pessoas que apostaram no mercado de autônomos e, como consequência, tivemos um crescimento da quantidade de MEI.
Esta elevação na curva aconteceu, principalmente, depois da pandemia. Para se ter uma ideia da grandiosidade, as MEIs já representam quase 70% das empresas em atividade no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Economia, o país tem mais de 14 milhões de Microempreendedores Individuais ativos.
Como falamos, a pandemia fez com que muitos mudassem a forma de renda e, com a abertura da empresa, diversas oportunidades também foram abertas para quem quer ter seu negócio próprio.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, no começo de 2022, mais de 73% dos empreendedores já vendiam ou começaram a utilizar a internet para aumentar a sua conversão.
Por isso, temos um crescimento de oportunidades, principalmente, em negócios online. Falaremos mais sobre o assunto neste texto.
Veja as oportunidades para quem quer ter seu negócio próprio
Separamos algumas oportunidades de ideias de negócios online para MEI e autônomos a fim de ajudar quem quer ter um empreendimento digital.
Antes, é importante pontuar que investir em um negócio online pode ser uma boa oportunidade, já que as pessoas passam muito tempo da sua vida conectadas. Conheça os segmentos de negócio online que mais cresceram:
1 – Afiliados
O mercado de afiliados é mais uma forma de empreender online sem precisar de um investimento inicial com produtos. Nesta oportunidade para quem quer ter seu negócio próprio, é preciso fazer o cadastro em plataformas que já trabalham com este tipo de serviço.
Se você escolher ser um afiliado, por exemplo, poderá ganhar dinheiro vendendo livros ou outros tipos de produtos online. O seu ganho será através de comissão após cada conversão de venda.
2 – Vender online
De acordo com a pesquisadora Retail X (Reino Unido), em 2022, o Brasil teve o maior crescimento no e-commerce com um aumento na receita de US$ 8,1 bilhões quando comparamos o mesmo período do ano anterior.
Para você ter uma ideia, o brasileiro fica 91 horas por semana navegando na internet, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de cibersegurança NordVPN.
Por este motivo, abrir uma loja virtual pode ser uma boa opção, mas, antes, o ideal é você fazer um estudo sobre o nicho que você pretende investir. Após isso, avalie se vale a pena montar uma loja do zero ou utilizar dos marketplaces para anunciar os seus produtos.
3 – Delivery
Outro setor que também tivemos um crescimento quando estamos falando de negócios online é a entrega tipo ‘delivery’, que explodiu em 2020, já que as pessoas não podiam sair de casa e tiveram que recorrer a este tipo de serviço até mesmo para compra de supermercado.
Quem nunca tinha comprado através do delivery, descobriu o serviço e utiliza até hoje, pois já está no hábito da família.
Então, se você tem alguma aptidão que pode entrar para o segmento do delivery, pode ser uma aposta lucrativa. Antes, também é importante fazer uma análise de qual produto está em falta na região em que você irá atuar, por exemplo.
4 – Dropshipping
Esta opção também faz parte de vender pela internet, mas não é necessário fazer um investimento em produtos para fazer o estoque.
No dropshipping você escolhe um fornecedor e, para começar o negócio próprio, basta ter um computador e celular. Com baixo custo de investimento, esta opção pode gerar um lucro, em média, de 15% a 20% por cada item.
5 – Mercado Pet
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais (ABINPET), no Brasil, existem mais de 140 milhões de animais domésticos. Por este motivo, investir em um negócio próprio no segmento pet é uma boa oportunidade.
Aqui, você pode pensar em vender alguns produtos básicos como, por exemplo, brinquedos, alimentos, dentre outras oportunidades.
Outra forma de empreender é apostar em dicas online de adestramento ou até mesmo oferecer uma cartilha de banho e tosa.
Gostou das oportunidades para quem quer ter seu negócio próprio? Compartilhe com a gente qual ideia você pensa em investir.