Projeto desenvolvido em parceria com a Associação Joana D´arc Esporte Clube vai capacitar gratuitamente 240 pessoas para atuar no ramo alimentício
Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado ao compromisso com o desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações. Com esse propósito, a CSN Cimentos está promovendo, em parceria com a Associação Joana D´arc Esporte Clube, a terceira edição do projeto Cozinha Escola Itinerante, em Pedro Leopoldo (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo de 2023, serão 12 cursos gratuitos, com turmas de 20 alunos cada. Desta forma, serão beneficiados 240 moradores da região norte do município. A iniciativa visa beneficiar estes futuros profissionais e suas famílias, movimentando ainda a economia local.
“A CSN Cimentos tem como um de seus pilares trabalhar de forma integrada às comunidades, buscando formas de estimular seu desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto, o projeto Cozinha Escola Itinerante é mais uma iniciativa importante para fomentar a geração de renda e empoderamento locais”, destaca Bruno Hallak, gerente de Sustentabilidade.
As aulas serão práticas e teóricas, abordando questões como ética e postura profissional, cidadania e humanismo, higiene e saúde, tabelas nutricionais e elaboração de cardápios equilibrados, dentro do tema principal “Cidadania, Saúde e Nutrição”; sobre Manipulação de Alimentos, acondicionamento para venda, legislação, outras questões pertinentes e noções de atendimento ao cliente. Os cursos serão realizados na Sede do Grupo Espírita Pai Guiné e na APAE.
Para Laura Diniz, especialista de Responsabilidade Social da fábrica Pedro Leopoldo da CSN Cimentos, um grande diferencial do curso está no fato do Cozinha Escola ser adaptada às tradições e particularidades da região. “Os participantes aprenderão as técnicas culinárias, mas também o aproveitamento das matérias-primas e insumos existentes na região. Desta forma, além de geração de renda, estamos trabalhando a valorização da cultura local. Temos espaços com quintais com árvores frutíferas como jabuticabas, goiabas e mangas. Estas podem ser aproveitadas na produção de doces, licores e geleias, vamos gerar renda, com frutas que já existem gratuitamente para essas pessoas e em abundância, evitando ainda seu desperdício”, ressalta.
Turmas Previstas:
- Curso Culinária Bombons e Trufas – março
- Curso Culinária Pães, Roscas, Quitandas e Biscoitos – Panificação
- Curso Culinária Preparo de Salgados – Lanchonete e Festas
- Curso Culinária Preparo de Doces – Lanchonete e Doces Finos Festas
- Curso Culinária Técnicas de Congelamentos e Doces Cristalizados
- Curso Culinária Bolos e Tortas – Bolo no Pote / Técnicas Básicas de Confeitaria
- Curso Culinária Saladista / Pizzas Doces e Salgadas
- Curso Culinária Especial Páscoa / Confeiteiro
- Curso Culinária Reaproveitamento de Alimentos / Doces de Frutas
- Curso Culinária Doces de Frutas, Compotas, Geleias e Licores
- Curso Culinária Reaproveitamento de Alimentos / Doces de Frutas
- Curso Culinária Conservas, Quitutes e Quitandas
Observação: Para contemplar o maior número de pessoas, o mesmo aluno só poderá participar de até três cursos.
INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS
Salão do Queró (Associação Moradores Bairro São Geraldo) Fone: (31) 99581-7017
Fatima Brasil Saraiva (Coordenadora) Fone: (31) 99603-0008
Documentação: Identidade ou CPF e comprovante de endereço (não precisa tirar xerox de nenhum deles).
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS ALUNOS:
- Ser morador da Região Norte ou dos bairros São Geraldo, Triângulo, Donato, Romero Carvalho, Joana D’arc e adjacências.
- Outras localidades serão contempladas, caso haja disponibilidade de vagas.
- Ter idade mínima de 18 anos, a não ser que tenha filho(s).
- Ter disponibilidade para frequentar a carga horária dos cursos.
- Os cursos terão duração de quatro (4) horas por dia, das 18h às 22h.
- Carga horária total de 20 horas/aula, mais carga horária de Empreendedorismo e Normas Técnicas de produção (32 horas/aula).
Cozinha Escola Itinerante já formou 550 profissionais
O projeto Cozinha Escola Itinerante nasceu em 2010, fruto de parceria da empresa, com a Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Marieta Batista de Sales, com a Prefeitura de Pedro Leopoldo e associações comunitárias da Região Norte. A segunda edição foi realizada no Bairro São Geraldo, com os mesmos parceiros e associações locais. Por meio dessas parcerias, foi possível implementar a estrutura e comprar os equipamentos necessários para a realização dos cursos.
Desde seu início, o projeto formou 550 profissionais especializados para o mercado de produção de alimentos, em áreas como: panificação, confeitaria, salgaderia etc. Estima-se que o projeto já tenha impactado cerca 2.200 pessoas direta e indiretamente.
O projeto Cozinha Escola Itinerante realiza capacitações voltadas para empreendedorismo e para o setor alimentício, com temas como: produção e processamento artesanal de alimentos e comercialização, aproveitando matérias-primas e insumos já disponíveis em abundância localmente; melhor aproveitamento e preparo das refeições cotidianas; melhoria nutricional e ganho na qualidade de saúde e vida das famílias envolvidas. Paralelamente, serão oferecidas capacitações sobre Normas Técnicas de Higiene para Produção e Processamento de Alimentos, bem como palestras e Oficinas Temáticas.