Projeto ECOGalpão, que impacta cerca de 1.900 pessoas, avança para nova fase com implantação da Sala do Empreendedorismo
Alinhado ao compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades das áreas onde atua, a CSN Cimentos apoia diversos projetos nas diferentes cidades em que se localizam suas fábricas. Em Montes Claros, a empresa contribui para a melhoria da autoestima, geração de renda, bem-estar e qualidade de vida de catadores de materiais recicláveis, por meio de parceria com o projeto ECOGalpão. A companhia apoia a iniciativa desde seu início e para 2023 está prevista a construção da Sala do Empreendedorismo, local que será destinado a cursos para os associados à cooperativa e aulas de reforço escolar para seus filhos.
“Atuar de forma integrada com as comunidades é um valor muito importante para a CSN Cimentos. Por isso, estamos muito satisfeitos com o sucesso da parceria que firmamos com a Associação Recanto das Hortaliças, proponente do projeto EcoGalpão! Desde que iniciamos, em 2021, foram recicladas mais de 330 toneladas de resíduos urbanos que iriam para o aterro sanitário. Além do impacto ambiental e do aumento na renda dos profissionais, percebemos que o projeto tem promovido melhorias na qualidade de vida, na autoestima e nas condições de trabalho dos associados”, destaca Vivaldo Neto, coordenador de Sustentabilidade da fábrica de Montes Claros.
Projetos de capacitação e infraestrutura
A CSN Cimentos está entre os principais apoiadores do ECOGalpão, contribuindo na capacitação e infraestrutura e uniformes para os profissionais. Essas melhorias resultaram em um aumento de 60% na produtividade da cooperativa. Hoje, o EcoGalpão atende a mais de 60 Agentes de Reciclagem e impacta direta e indiretamente cerca de 1.900 pessoas, em 16 comunidades. Criada em 2021, com o intuito de fomentar a geração de renda na cidade, sensibilizar os moradores para a importância da preservação ambiental e promover ações socioculturais, a iniciativa oferece capacitações e assessoria técnica aos catadores, acompanhamento psicológico, aulas de educação ambiental, além de promover eventos sazonais, como a campanha “Faça uma Criança Feliz”, que desenvolve uma série de ações no mês das crianças.