Como funciona o e-commerce cross border?

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O e-commerce cross border é um termo usado para descrever as vendas realizadas pela internet entre dois países diferentes. 

Esse tipo de comércio tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.

E as estatísticas mostram que esse mercado tem um grande potencial de crescimento.

Além disso, existem várias vantagens em realizar e-commerce cross border. 

Nesse artigo, vamos explicar o que é e-commerce cross border, quais são suas principais vantagens e como funciona a logística nesse tipo de negócio. 

Vamos lá?

O que é e-commerce cross border?

Quem nunca fez aquelas comprinhas da China ou Estados Unidos que atire a primeira pedra! 

Há alguns anos atrás, fazer compras em lojas online de outros países era um processo muito complicado e que exigia muita burocracia.

Hoje em dia, com a globalização e o desenvolvimento da internet, fazer e-commerce cross border está cada vez mais simples e acessível.

Basicamente, e-commerce cross border é quando uma loja online realiza vendas para um país diferente do seu. 

Isso pode ser feito de diversas formas, como enviar produtos para o país de destino ou realizar a venda online e permitir que o comprador retire o produto em uma loja física.

Photo by Giorgio Trovato

Estatísticas do e-commerce cross border

Segundo o estudo Beyond Borders o mercado cross-border, só na América Latina, movimentará cerca de US$ 45 bilhões em até final de 2022.

A nível mundial, o mercado cross-border deverá movimenta cerca de 4 trilhões de dólares até 2027, segundo o relatório da Zion Research citado pelo Google.

Com esses dados, conseguimos visualizar que o e-commerce cross border tem um grande potencial de crescimento  na economia.

E que, com certeza, vale a pena investir nesse mercado.

Vantagens do e-commerce cross border

Além de ser um mercado com grande potencial de crescimento, e-commerce cross border também oferece diversas vantagens para quem investe nesse tipo de negócio. 

Confira algumas delas abaixo:

– Acesso a novos mercados: com e-commerce cross border, é possível alcançar um público que não seria possível atingir vendendo apenas no país de origem. Isso pode gerar um aumento significativo nas vendas e, consequentemente, no faturamento da empresa.

– Menores custos: uma das principais vantagens do e-commerce cross border é que os custos são geralmente mais baixos quando comparados a outros tipos de comércio internacional, como importação e exportação.

– Maior visibilidade da marca: outra vantagem importante é a possibilidade de aumentar a visibilidade da sua marca, já que o e-commerce cross border pode gerar um grande alcance e exposição para a sua empresa.

Como funciona a logística no e-commerce cross border?

A logística é um processo muito importante no e-commerce cross border e, geralmente, é o principal desafio enfrentado pelas empresas que vendem para outros países.

Isso acontece porque a logística desse tipo de operação é um pouco mais complexa e exige um maior cuidado na hora de fazer o envio dos produtos.

Para garantir que a logística do e-commerce cross border funcione da melhor forma possível, é importante contar com uma boa parceira de transporte e um bom software de e-commerce.

Com essas ferramentas, é possível diminuir os riscos e garantir que os produtos cheguem ao destino final em perfeitas condições.

Além disso, o uso de um planejador de rotas também ajuda a diminuir os custos do e-commerce cross border.

Já que é possível otimizar as rotas e escolher a melhor opção de transporte para cada caso.

Por fim, é importante lembrar que o e-commerce cross border é um processo muito burocrático e que exige muita atenção na hora de fazer as vendas.

Por isso, é importante contar com uma equipe experiente e qualificada para garantir que todos os processos sejam feitos da melhor forma possível.

E também que os produtos cheguem ao destino final em perfeitas condições.

Photo by Mark König

3 pontos de atenção no e-commerce cross border

Como vimos, o e-commerce cross border é um processo muito complexo e exige muita atenção e cuidado por parte das empresas.

Por isso, listamos abaixo alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na sua operação:

#1 Otimizações

No contexto do e-commerce cross border é necessário que o empreendedor tenha sempre o foco voltado à melhoria contínua das suas operações logísticas. 

Busque otimizar o modelo de negócios e operações do seu e-commerce.

Aqui o uso de recursos garantem que a sua operação seja eficiente e eficaz.

Como um software para gestão de varejo, chatbots para atendimento ao consumidor, automação para melhorar a produtividade dos colaboradores e etc

Além disso, é importante que você esteja atento aos custos logísticos e de envio das suas mercadorias, pois eles podem ter um grande impacto nos seus resultados.

Um bom planejamento e organização são fundamentais para o sucesso do e-commerce cross border.

#2 Exportação

Outro ponto importante a ser considerado é que, no e-commerce cross border, as mercadorias são enviadas e recebidas de outros países.

Por isso, é necessário que o empreendedor esteja atento às leis e regulamentações de exportação dos países envolvidos no processo.

Além disso, é importante decidir qual será o modelo de exportação adotado pela sua empresa.

E, para isso, é preciso levar em consideração diversos fatores como custos, prazos e burocracias envolvidas.

Na exportação direta, o empreendedor se responsabiliza pelas operações de exportação e, assim, tem mais controle sobre o processo. 

Já na exportação indireta, as mercadorias são enviadas por uma empresa que intermediará todo o processo logístico.

Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens e é importante que o empreendedor escolha aquele que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

#3 Pagamento

Por fim, um ponto de atenção extremamente importante é sobre os meios de pagamentos utilizados no e-commerce cross border.

Isso porque, como as mercadorias são enviadas e recebidas de outros países, é importante que o empreendedor esteja atento às diferentes moedas e formas de pagamentos existentes.

Além disso, é importante levar em consideração os custos de câmbio e as taxas bancárias que podem incidir sobre as transações.

Bem como usar assinaturas digitais para comprovar a validade jurídica das transações.

Por isso, é importante pesquisar e escolher a melhor forma de pagamento para o seu e-commerce cross border.

De acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Com esses três pontos em mente, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do e-commerce cross border e garantir o sucesso e internacionalização da sua empresa.