O e-commerce cross border é um termo usado para descrever as vendas realizadas pela internet entre dois países diferentes.
Esse tipo de comércio tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.
E as estatísticas mostram que esse mercado tem um grande potencial de crescimento.
Além disso, existem várias vantagens em realizar e-commerce cross border.
Nesse artigo, vamos explicar o que é e-commerce cross border, quais são suas principais vantagens e como funciona a logística nesse tipo de negócio.
Vamos lá?
O que é e-commerce cross border?
Quem nunca fez aquelas comprinhas da China ou Estados Unidos que atire a primeira pedra!
Há alguns anos atrás, fazer compras em lojas online de outros países era um processo muito complicado e que exigia muita burocracia.
Hoje em dia, com a globalização e o desenvolvimento da internet, fazer e-commerce cross border está cada vez mais simples e acessível.
Basicamente, e-commerce cross border é quando uma loja online realiza vendas para um país diferente do seu.
Isso pode ser feito de diversas formas, como enviar produtos para o país de destino ou realizar a venda online e permitir que o comprador retire o produto em uma loja física.
Estatísticas do e-commerce cross border
Segundo o estudo Beyond Borders o mercado cross-border, só na América Latina, movimentará cerca de US$ 45 bilhões em até final de 2022.
A nível mundial, o mercado cross-border deverá movimenta cerca de 4 trilhões de dólares até 2027, segundo o relatório da Zion Research citado pelo Google.
Com esses dados, conseguimos visualizar que o e-commerce cross border tem um grande potencial de crescimento na economia.
E que, com certeza, vale a pena investir nesse mercado.
Vantagens do e-commerce cross border
Além de ser um mercado com grande potencial de crescimento, e-commerce cross border também oferece diversas vantagens para quem investe nesse tipo de negócio.
Confira algumas delas abaixo:
– Acesso a novos mercados: com e-commerce cross border, é possível alcançar um público que não seria possível atingir vendendo apenas no país de origem. Isso pode gerar um aumento significativo nas vendas e, consequentemente, no faturamento da empresa.
– Menores custos: uma das principais vantagens do e-commerce cross border é que os custos são geralmente mais baixos quando comparados a outros tipos de comércio internacional, como importação e exportação.
– Maior visibilidade da marca: outra vantagem importante é a possibilidade de aumentar a visibilidade da sua marca, já que o e-commerce cross border pode gerar um grande alcance e exposição para a sua empresa.
Como funciona a logística no e-commerce cross border?
A logística é um processo muito importante no e-commerce cross border e, geralmente, é o principal desafio enfrentado pelas empresas que vendem para outros países.
Isso acontece porque a logística desse tipo de operação é um pouco mais complexa e exige um maior cuidado na hora de fazer o envio dos produtos.
Para garantir que a logística do e-commerce cross border funcione da melhor forma possível, é importante contar com uma boa parceira de transporte e um bom software de e-commerce.
Com essas ferramentas, é possível diminuir os riscos e garantir que os produtos cheguem ao destino final em perfeitas condições.
Além disso, o uso de um planejador de rotas também ajuda a diminuir os custos do e-commerce cross border.
Já que é possível otimizar as rotas e escolher a melhor opção de transporte para cada caso.
Por fim, é importante lembrar que o e-commerce cross border é um processo muito burocrático e que exige muita atenção na hora de fazer as vendas.
Por isso, é importante contar com uma equipe experiente e qualificada para garantir que todos os processos sejam feitos da melhor forma possível.
E também que os produtos cheguem ao destino final em perfeitas condições.
3 pontos de atenção no e-commerce cross border
Como vimos, o e-commerce cross border é um processo muito complexo e exige muita atenção e cuidado por parte das empresas.
Por isso, listamos abaixo alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na sua operação:
#1 Otimizações
No contexto do e-commerce cross border é necessário que o empreendedor tenha sempre o foco voltado à melhoria contínua das suas operações logísticas.
Busque otimizar o modelo de negócios e operações do seu e-commerce.
Aqui o uso de recursos garantem que a sua operação seja eficiente e eficaz.
Como um software para gestão de varejo, chatbots para atendimento ao consumidor, automação para melhorar a produtividade dos colaboradores e etc
Além disso, é importante que você esteja atento aos custos logísticos e de envio das suas mercadorias, pois eles podem ter um grande impacto nos seus resultados.
Um bom planejamento e organização são fundamentais para o sucesso do e-commerce cross border.
#2 Exportação
Outro ponto importante a ser considerado é que, no e-commerce cross border, as mercadorias são enviadas e recebidas de outros países.
Por isso, é necessário que o empreendedor esteja atento às leis e regulamentações de exportação dos países envolvidos no processo.
Além disso, é importante decidir qual será o modelo de exportação adotado pela sua empresa.
E, para isso, é preciso levar em consideração diversos fatores como custos, prazos e burocracias envolvidas.
Na exportação direta, o empreendedor se responsabiliza pelas operações de exportação e, assim, tem mais controle sobre o processo.
Já na exportação indireta, as mercadorias são enviadas por uma empresa que intermediará todo o processo logístico.
Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens e é importante que o empreendedor escolha aquele que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.
#3 Pagamento
Por fim, um ponto de atenção extremamente importante é sobre os meios de pagamentos utilizados no e-commerce cross border.
Isso porque, como as mercadorias são enviadas e recebidas de outros países, é importante que o empreendedor esteja atento às diferentes moedas e formas de pagamentos existentes.
Além disso, é importante levar em consideração os custos de câmbio e as taxas bancárias que podem incidir sobre as transações.
Bem como usar assinaturas digitais para comprovar a validade jurídica das transações.
Por isso, é importante pesquisar e escolher a melhor forma de pagamento para o seu e-commerce cross border.
De acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.
Com esses três pontos em mente, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do e-commerce cross border e garantir o sucesso e internacionalização da sua empresa.