Como a inteligência artificial pode auxiliar na indústria de energia solar

Read Time:3 Minute, 16 Second

O grande potencial de análise de dados das IAs pode tornar a indústria de energia solar uma realidade acessível e economicamente viável

 

A energia solar é uma das formas de energia limpas e sustentáveis disponíveis no mercado, sua aplicação foi descoberta em 1954 por um pesquisador e inventor estadunidense chamado Russell Shoemaker Ohl enquanto estudava o chamado efeito fotovoltaico que tinha sido descoberto quase 100 anos antes. 

Embora seja uma fonte renovável virtualmente infinita, se for considerado o tempo de vida humano, a sua produção ainda encontra diversos problemas e desafios, especialmente na área que busca maximizar a eficiência de cada painel. 

Com sorte, o desenvolvimento de inteligências artificiais cada vez mais poderosas se tornou um aliado inusitado nesse campo, que promete a redução de custos e acessibilidade de energia elétrica para todos.

Monitoramento e Manutenção Preditiva

Uma das aplicações mais utilizadas da inteligência artificial no campo da energia solar recai no monitoramento e gerenciamento da produção em tempo real. 

Softwares equipados com IAs são capazes de fazer análises instantâneas do desempenho de painéis individuais ou mesmo de conjuntos inteiros, essa análise ajuda a prevenir problemas de geração e até mesmo emitir alertas para que seja executada a manutenção preventiva de determinados conjuntos. Dessa forma, toda a fazenda de captação solar sofre um aumento de eficiência sem impactar no custo de operação. 

Otimização de Painéis Solares

A inteligência artificial também é utilizada para otimizar o posicionamento dos painéis solares, especialmente em fazendas onde os painéis são móveis de modo a acompanhar a mudança de ângulo do sol ao longo do dia (normalmente os painéis móveis são menores e mais leves que as placas estacionárias). 

Esse tipo de aplicação permite que as células sejam instaladas em locais que normalmente recebem menos incidência solar, mas que essa diminuição seja compensada pelo movimento dos painéis para melhorar a eficiência daquela fazenda.

Outra forma de aplicação da IA também está relacionada na disposição dos painéis, mas dessa vez daqueles que são estacionários. A IA é usada para analisar diversos dados, como a posição geográfica onde será feita a instalação, temperatura média do local, vento, índice de albedo do solo (o quanto cada material reflete a luz solar), todos esses dados são compilados e posteriormente computados pela inteligência artificial que vai determinar qual a melhor disposição que cada painel deve ser instalado para receber o máximo de luz solar ao longo do ano.

Além de tudo isso, as IAs que fazem o monitoramento de cada painel podem identificar a necessidade de limpeza das placas solares, normalmente os painéis ficam cobertos de poeira pois o material de que são feitos ficam carregados com eletricidade estática, e essa carga atrai as partículas de poeira que se grudam à superfície do painel diminuindo sua eficiência. Em grandes fazendas de energia as placas são equipadas com jatos de água que de tempos em tempos são acionados para retirar a poeira.

Eficiência Energética

Além de ser utilizada para a instalação da fazenda solar, a inteligência artificial pode ser usada para aumentar a eficiência energética do conjunto todo ao adotar algumas medidas ao longo do dia. 

Dentre as possíveis operações que a IA pode gerenciar estão o controle da carga elétrica e armazenamento em baterias, ou seja, a IA ajusta a quantidade de energia produzida de acordo com a necessidade de carga que a rede demanda. Isso vale tanto para redes fechadas como, por exemplo, um conjunto de painéis utilizados apenas para alimentar alguns locais em um condomínio, ou para redes integradas ao cabeamento público. 

Ao identificar a demanda de cada rede, as IAs limitam ou aumentam a capacidade de produção de energia, isso faz com que o sistema seja mais eficiente e que as placas sejam menos desgastadas ao longo do tempo, diminuindo a necessidade de manutenção. Isso permite que surjam novas franquias baratas e competitivas no mercado especializadas em implantação e manutenção de fazendas solares que utilizam a tecnologia de Inteligência Artificial.