Marcos Andrade, acionista e membro do conselho da Expor Manequins, foi reeleito Presidente da ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, para o biênio 2023/24. Akira Nagata, sócio-diretor da Omega Light, assume o cargo de Vice-Presidente. Na Diretoria permanecem Rosely Kawahara, no Financeiro, sócia na Kawahara & Takano Retailing; e Fernando Fernandes, no Jurídico, proprietário da Fernando José Fernandes Advogados. Os membros da diretoria foram eleitos em Assembleia Geral Ordinária (dia 15/2).
“A intenção nesses próximos anos é de que a ABIESV esteja ainda mais próxima e impactante junto aos nossos clientes, que são os varejistas. Queremos compartilhar soluções com os varejistas que desejam ter negócios mais sustentáveis e competitivos”, afirma Marcos Andrade, que foi o primeiro presidente da entidade, logo em sua fundação (2004/2007) e depois ocupou outros cargos de Diretor do Comitê Internacional, Conselheiro e Vice-Presidente (2017/2018), até assumir novamente a presidência em 2019.
“Entendemos que o momento do varejo hoje é 5G”, diz Andrade, fazendo uma alusão a tecnologia 5G lançada no Brasil no ano passado e que está influenciando o varejo, porém nesse caso com os Gs referentes a: Gente (ressaltando a importância de se reter o funcionário/colaborador muito comentada no evento da NRF desse ano); Gestão, Governança, Globalização e Gosto pela Mudança. “Nós da ABIESV pretendemos explorar esses cinco temas, em eventos e projetos, apresentando como podem ser aplicados no dia a dia do varejo”, completa o presidente.
Segundo ele, com a pandemia, muitas coisas mudaram para os varejistas, que tiveram que rever a atuação de seu negócio e, com isso, evidentemente para a ABIESV — que é feita de pessoas que vivem do varejo — foi bem impactada. “Nós, os membros que acabamos de assumir a nova diretoria, somos os mesmos de quando a ABIESV foi fundada há 21 anos, cujos valores continuam basicamente iguais. Pretendemos ser cada vez mais fonte de informação relevante, porque hoje mais do que nunca isso é importante, sobretudo ao pequeno varejista, que não pode errar porque sai muito caro. Vamos ajudar o setor a superar esse momento”, diz Andrade.
Hoje, conforme explica o presidente da ABIESV, o varejista passa por problemas de logística, de fornecimento e tem um cliente ainda mais exigente. “Nesse cenário, o importante é o varejista saber se relacionar mais do que transacionar”.
Conforme Andrade, o objetivo também nesse biênio é que a ABIESV estreite relacionamento com outras entidades, firmando parcerias especializadas para a realização de eventos e projetos. Marcos Andrade é também Primeiro Diretor Secretário da CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; Conselheiro no COMPI – Conselho Superior da Micro e Pequena Industria da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; e Conselheiro no Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, entre outros.
“Sempre fui a favor do associativismo, que é muito valioso e fundamental para o crescimento do negócio. Pensar coletivo é mais vantajoso para pessoas com um propósito em comum para, com mais facilidade, buscar novos olhares e soluções e assim vencer desafios, em um varejo que está em permanente mudança”, afirma Akira Nagata, que pela segunda vez assume a vice-presidência da ABIESV. Ele também já foi presidente da entidade no biênio 2017/18; e atuou como Diretor de Expansão e Diretor de Eventos. “Na ABIESV o nosso objetivo maior é contribuir para que, sobretudo os pequenos e médios empresários cresçam com sustentabilidade. E para isso, levaremos muita informação por meio de nossos canais de comunicação, de eventos e projetos”, conclui.
ABIESV — Fundada em 2002, tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios, aos pequenos e médios empresários. Cada vez mais leva o conhecimento importante a seus associados e a varejistas. Participa das mais conceituadas feiras do setor, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Coromoda, Retail’s Big Show (da NRF) e Euroshop. E promove o tradicional evento ‘Backstage do Varejo’, criado em 2012, que já reuniu mais de 10.000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos, na discussão de temas que compõem o dia a dia do setor, como: gestão de pessoas, tecnologia, expansão, visual merchandising e sustentabilidade; entre outros.
Na pandemia, a entidade realizou vários Talks sobre assuntos do momento; criou o Movimento Apoie o Pequeno (www.apoieopequeno.com.br), loja virtual gratuita, para o pequeno varejista que não estava preparado para este momento digital; e também a cartilha Loja+Segura (www.lojamaissegura.com.br), com uma série de informações e providências necessárias para o varejista tomar com relação a sua loja.