Viagem de moto pela Estrada Real: o que você precisa saber

Read Time:2 Minute, 53 Second

Aprenda sobre a história e importância da Estrada Real para o Brasil

O Brasil é um país que não deixa os viajantes entediados. É possível encontrar todo tipo de roteiro, com trajetos que passam por diferentes climas e que podem cortar variados estados. Entre um dos mais famosos, está a Estrada Real, que vai de Paraty, no Rio de Janeiro, até Ouro Preto, em Minas Gerais, e está diretamente relacionada ao passado brasileiro.

Em meados do século XVIII, foram abertos alguns caminhos oficiais chamados de Estrada Real, com o intuito de escoar a riqueza oriunda da descoberta de ouro e diamantes do interior de Minas Gerais para os portos, garantindo que tudo estivesse sob o controle da Coroa Portuguesa.

A Estrada Real é formada por quatro caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu, que podem variar em tempo de percurso, paisagens e nível de dificuldade, e podem ser percorridos com diferentes meios de transporte.

Uma maneira interessante de fazer a rota da Estrada Real é por moto, ideal para quem busca uma rota com mais aventura e com certa flexibilidade, em relação a locais de parada e tempo de trajeto.

Para escolher a rota ideal e ajustar o percurso da viagem, é interessante utilizar o Sistema de Informações Turísticas Georreferenciadas da Estrada Real (SITGeo), uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Estrada Real, que apresenta informações sobre os atrativos da rota histórica e possibilita a navegação pela Estrada Real por meio do Google Maps e do Google Earth.

Também é possível encontrar sites que oferecem roteiros voltados especialmente para quem quer fazer o trajeto de moto. Vale checar todas as opções e sugestões para encontrar aquela que seja mais confortável para o viajante.

Dicas para cruzar a Estrada Real de moto

Fazer uma viagem de moto tão longa exige alguns cuidados essenciais para garantir uma viagem tranquila, sem imprevistos graves que podem atrapalhar a jornada. Além do trajeto em si, outras medidas, especialmente relacionadas à segurança, devem ser consideradas na hora de planejar o desbravamento dessa rota.

Defina o trajeto com calma

O primeiro passo da viagem é escolher o caminho que será feito entre as opções dentro da Estrada Real, levando em conta o nível de dificuldade para realizar o caminho de moto, tempo levado para cumprir o percurso e quais locais de parada podem ser usados para descanso, alimentação e passeio.

Tenha um contato de emergência

Antes de colocar o pé na estrada, tenha um contato de emergência, planejado com antecedência. Essa pessoa deve ter uma cópia do itinerário que será feito durante a viagem, além de ser preciso estabelecer uma checagem de segurança para garantir, seja por meio do compartilhamento de localização até uma ligação telefônica ao final do dia, por exemplo.

Faça a revisão da moto e dos equipamentos

A revisão periódica da moto já deve fazer parte do dia a dia de todos os motoristas, mas vale uma checagem especial antes da realização de longas viagens, como é o caso da jornada pela Estrada Real. Para isso, é preciso levar a moto para uma oficina de confiança e realizar a manutenção preventiva, conferindo o funcionamento dos faróis e freios, garantindo que o nível do óleo esteja apropriado, fazendo a verificação do estado dos pneus, entre outros vários pontos.

Tomando os cuidados e definindo uma rota factível, é possível explorar um outro lado do Brasil, com os olhos de quem busca uma experiência diferente, desafiadora e tão ligada ao passado do país.