Reparos domésticos: 8 itens de manutenção essenciais para se ter em casa

Read Time:2 Minute, 58 Second

Ferramentas indispensáveis para quem quer economizar tempo e dinheiro

Não é sempre que um chuveiro queima ou uma maçaneta emperra, assim como não é toda hora que temos que montar um novo hack ou instalar um conjunto de prateleiras recém-compradas. No entanto, para cada um desses imprevistos, não é necessário gastar fortunas com um especialista em reparos domésticos.

Para isso, é importante que todo lar tenha um conjunto básico de ferramentas de uso diário. Com esse kit, qualquer pessoa está apta para desaparafusar um móvel, consertar a porta de um armário, ajustar o trilho de uma gaveta ou, simplesmente, conseguir alcançar objetos em alturas elevadas.

A seguir, selecionamos um conjunto de ferramentas que nos permite fazer reparações e ajustes, sem que tenhamos que gastar rios de dinheiro. 

Photo by Kara Eads

Escada de alumínio 

A escada entra no rol das ferramentas fundamentais. Isso porque sem ela vários reparos feitos com outros equipamentos não são possíveis. Por exemplo, como trocar uma lâmpada sem uma escada? Até mesmo a higienização dos pontos mais altos da casa fica comprometida sem ela. Indicamos uma escada de alumínio para que todos possam manipulá-la sem problemas, já que seu peso é muito leve.

Martelo

O martelo é uma ferramenta simples, mas que possui diversas utilidades no dia a dia. Ele é frequentemente utilizado para pregar ou retirar pregos, mas também pode ser útil para ajustar móveis, quebrar pequenos objetos, desamassar superfícies metálicas e até mesmo para abrir caixas ou latas. 

Chave de fenda

 Duas ou três chaves de fenda, sendo uma delas a chave Phillips de tamanho médio, é algo bastante razoável. Esse equipamento nos permite desaparafusar ou aparafusar uma escrivaninha ou estante.

Trena

A trena é uma ferramenta indispensável para quem realiza trabalhos manuais ou reparos em casa, pois ela permite medir com precisão diferentes superfícies, ajudando a garantir que as medidas sejam exatas. Entre as suas utilidades mais comuns estão a medição de paredes para instalação de prateleiras, a verificação de espaços para instalação de eletrodomésticos, a medição de tecidos para cortes precisos, a checagem do tamanho de móveis e o controle do tamanho de objetos em geral.

Alicate 

Obtenha uma pequena variedade de alicates, com tamanhos e formas diferentes. Apesar de utilizar o alicate pesado com mais frequência (para remover pregos ou grampos), alicates de ponta fina são úteis na hora de manusear artesanatos e objetos menores.

Furadeira 

Parece um luxo no mundo da reparação doméstica? Sim, mas a sua utilidade compensa o preço dessa ferramenta. Com a furadeira, é possível fazer os furos necessários para colocar os parafusos e pregos na parede. Mas não só isso: se atarraxar as pontas da chave de fenda, as furadeiras podem servir como parafusadeiras.

Pregas e parafusos 

Estes itens são um complemento para diversas outras ferramentas que já citamos. Tanto os pregos quanto os parafusos são de suma importância em tamanhos variados. No caso dos pregos, é interessante ter com ou sem cabeça. Já para os parafusos, é interessante ter fendas diferentes.

Fita isolante 

A fita isolante é uma ferramenta versátil e multiuso que pode ser utilizada em diversas situações, desde reparos elétricos até soluções temporárias para problemas em peças de plástico ou borracha. Entre os seus usos mais comuns, estão a vedação de fios elétricos, a proteção de cabos contra o desgaste, o conserto de canos quebrados, a fixação temporária de objetos e a marcação de medidas em superfícies diversas. Além disso, a fita isolante também pode ser utilizada para identificar chaves, cabos e outras ferramentas que estejam desorganizadas.