A partir deste mês, a nova carteira de identidade chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega para a população do Rio de Janeiro. Emitido pela Valid S.A, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), a novidade faz parte do projeto de padronização da Identidade Nacional.
Agora, o número do CPF funcionará como o novo Registro Geral, único e válido para todo o país, de acordo com o Decreto nº 10.977/2022. Além disso, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Neste projeto inicial, somente serão emitidos os novos documentos para as crianças menores de 11 anos, que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran-RJ. Todas as primeiras vias serão gratuitas.
Para a emissão, os responsáveis da criança precisam ter a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF, evitando a duplicidade de registros e fraudes. Caso não tenha o CPF, a pessoa receberá a versão antiga do documento de identidade.
“É um projeto inovador que proporciona a identificação de forma inteligente. Aos poucos, estamos conseguindo levar para todo o país um documento mais tecnológico e seguro”, avalia Ilson Bressan, Diretor da Valid ID.
Reconhecido como o documento mais seguro do país, a emissão das vias físicas possuem um alto padrão de segurança segundo normativos internacionais. Junto a isso, a adesão da tecnologia QR Code garantiu mais rapidez e facilidade de autenticação, além de impedir possíveis irregularidades, como furtos e extravios.