Através da tecnologia, o aluno economiza tempo e dinheiro para conseguir um diploma
O Ensino a Distância, também chamado de EAD, possibilita que o aluno aprenda online. Com o uso da tecnologia, essa modalidade de ensino consegue educar de maneira prática e acessível. Esse modelo funciona bem para que o aluno consiga aprender de onde está e não tenha que se deslocar até o local de ensino.
A pandemia colocou ainda mais em evidência a educação a distância. Com o lockdown e a impossibilidade de aulas presenciais, as aulas remotas se demonstraram efetivas em continuar passando os conteúdos. No entanto, há muitos cursos que já são dados na modalidade a distância e desenhados para isso.
As instituições de ensino utilizam variadas plataformas para estabelecer contato com o aluno. Também são chamadas de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse espaço online, além de ocorrer o curso, há maiores informações e materiais de apoio, além de orientações para exercícios e trabalhos que serão entregues pelo aluno também na plataforma.
Várias universidades oferecem cursos EAD, como a Unopar, a Estácio e a Anhembi Morumbi. É interessante que o aluno pode até escolher universidades em estados diferentes dos de residência, já que o ensino online possibilita a quebra de barreiras físicas. O estudante pode ter contato com professores e colegas de outros locais do Brasil e enriquecer seu conhecimento através dessa troca.
Há diversas vantagens ao se estudar dessa forma, como a flexibilidade que é oferecida nessa modalidade. Muitos precisam conciliar outras atividades com os estudos e assim fica mais fácil de acompanhar. Muitas vezes, o aluno pode imprimir o seu próprio ritmo de aprendizagem. O dinamismo do ensino EAD pode também motivar o aluno.
Estudar de forma mais independente pode ajudar no desenvolvimento da sua autonomia, que pode ser valorizada no mercado de trabalho. A modalidade EAD permite que o aluno estabeleça sua própria rotina de estudos, e essa organização pode refletir no futuro como profissional.
Os preços dos cursos EAD acabam sendo mais em conta e facilitam a vida de quem tem um entrave financeiro para estudar. Além dos preços menores, o aluno também economiza no deslocamento. Ganha tempo e dinheiro, já que não precisa ir para a instituição de ensino.
Os diplomas obtidos na modalidade EAD têm a mesma validade dos presenciais. O Ministério da Educação (MEC) fiscaliza e regulamenta todos os cursos existentes no país. Eles seguem o mesmo critério de avaliação. Portanto, não importa se o curso é presencial ou EAD, pois o rigor é igual.