A digitalização do varejo vem crescendo em ritmo acelerado.
Com a pandemia, as lojas físicas foram obrigadas a fechar e os consumidores passaram a comprar online.
Isso fez com que um grande número de empresas começassem a se movimentar e adotassem soluções de e-commerce para sobreviver.
Para os próximos anos, a tendência é que esse crescimento continue acelerado.
O e-commerce deve desempenhar um papel importante no futuro do varejo e se tornará cada vez mais essencial para as empresas e consumidores.
O que podemos esperar do e-commerce em 2023?
Vamos dar uma olhada nas 6 grandes tendências de e-commerce para esse ano.
Acompanhe!
Digitalização no e-commerce em 2023
O e-commerce vem se transformando rapidamente, muito por conta da influência da pandemia na economia.
Fazendo com que o varejo aprimorasse e desenvolvesse novos processos que tornassem a experiência do usuário mais fácil e segura.
Aliás, o comportamento do consumidor mudou drasticamente impulsionado pelo isolamento social, com isso a digitalização se tornou prioridade.
A consolidação e lapidação dos modelos de negócios gerados por esse movimento de digitalização do e-commerce é algo que deve ser forte esse ano.
Muitas empresas estão reavaliando os seus processos, a fim de simplificar e torná-los muito mais eficientes.
Para atender o crescimento do número de compras pela internet que avança a cada momento.
Segundo o relatório divulgado pela Worldpay from FIS, as vendas do e-commerce brasileiro poderão alcançar a marca de 95% até 2025.
Representando uma inversão do favoritismo de compras que passa agora a ser mais digital do que nunca.
A comodidade, preços mais baixos e ofertas exclusivas são os fatores que fazem com que os consumidores optem por comprar online.
Com isso, as empresas precisam focar a sua atenção nas tendências que impactarão os e-commerces em 2023 para desenvolver o seu planejamento estratégico.
6 grandes tendências no e-commerce em 2023
Como mencionamos, estar atento às tendências é primordial para construir estratégias que maximizem os resultados.
Vamos conhecer as principais.
#1 Embalagens exclusivas
Chega de sacolinhas brancas ou caixas bem genéricas, não é mesmo?
Agora as embalagens personalizadas estão ganhando espaço e cada vez mais os consumidores ficam satisfeitos ao receber uma caixa que corresponda à sua identidade.
As embalagens personalizadas também oferecem a possibilidade de proporcionar uma experiência única ao consumidor, o que é um grande diferencial para as marcas.
Além disso, as embalagens personalizadas ajudam a criar uma conexão com o cliente, garantindo um ótimo relacionamento e fidelização.
Bem como ajudam nas estratégias de marketing para e-commerce.
Este novo modelo de entrega também possibilita melhor indicação de produtos.
Uma vez que as empresas podem adicionar informações sobre promoções, cupons e outras ofertas que estimulam o cliente a fazer novas compras.
#2 Cashback
O cashback é uma forma de recompensar os clientes pelas compras realizadas e, assim, aumentar o ticket médio do consumidor.
Além disso, essa estratégia incentiva a recorrência das compras, já que os clientes têm a possibilidade de acumular pontos ou descontos para usar em outras compras.
Os programas de cashback são muito atrativos para as lojas online, pois além de ser uma forma de gerar fidelização, eles também ajudam a manter os clientes mais engajados.
Este modelo de recompensas está se tornando cada vez mais popular no Brasil e certamente ganhará ainda mais força este ano.
Pois além de estimular os clientes a gastarem mais, eles também são uma forma de dar valor ao consumidor.
#3 Serviços de assinatura
O serviço de assinatura é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos e certamente ganhará ainda mais força este ano.
Através desse modelo, as empresas conseguem gerar receita recorrente e criar fidelização dos clientes.
Além disso, o serviço de assinatura facilita a vida do consumidor, pois os produtos são entregues regularmente na porta de casa.
Sem precisar passar horas no supermercado ou ter que ficar refazendo processos de compras pela internet.
As ofertas de assinatura também podem ser customizadas para as necessidades específicas dos clientes, o que ajuda a gerar uma experiência única.
Nesse modelo, o cliente faz uma assinatura eletrônica e se compromete a realizar um pagamento periódico e recebe a solução (produtos ou serviços), conforme o plano escolhido.
#4 Sustentabilidade
Com a preocupação global com o meio ambiente, sem dúvida esse será outro grande desafio do mercado do e-commerce em 2023.
O consumidor está cada vez mais conscientizado dos impactos de suas escolhas e exigindo das empresas que trabalhem para minimizar o seu impacto ambiental.
As empresas precisam investir em um processo de embalagens mais sustentável, com materiais recicláveis e biodegradáveis.
Além disso, é possível oferecer a opção de devolução dos produtos para poderem ser reaproveitados ou reciclados.
Os e-commerces também podem aderir às iniciativas que estimulam o consumo consciente, como os bancos de troca e doação.
Além disso, toda a cadeia produtiva deve ser repensada, visando a responsabilidade social.
Assim, desde a escolha dos fornecedores até a logística e sua roteirização podem ser repensadas e adequadas.
Publicidade#5 Plataformas de e-commerce integradas
Ter todas as informações valiosas em um único ambiente ajuda a otimizar os processos e acelerar a tomada de decisão das empresas.
Por isso, a integração de plataformas de e-commerce estão se tornando cada vez mais essenciais para o sucesso dos negócios.
Além disso, é fundamental que a plataforma de e-commerce selecionada disponibilize integrações com plataformas sociais e outros apps, bem como com o sistema para loja.
Isso é importante para que as informações estejam sempre atualizadas e acessíveis de forma rápida.
Essas soluções possibilitam o compartilhamento de informações entre sistemas.
O que permite o monitoramento de todo o processo desde a criação da loja online até a entrega dos produtos.
Dessa forma, as empresas podem obter dados para análise e melhorar suas estratégias de marketing e vendas.
#6 Prazos cada vez menores de entrega
Como cada vez mais clientes estão optando pelo e-commerce para fazer suas compras, a entrega rápida dos produtos tem se tornado uma exigência do mercado.
Os consumidores querem receber os seus pedidos o mais rápido possível, e para isso as lojas precisam investir na logística efetiva.
Isso inclui a escolha de uma transportadora confiável, bem como o monitoramento do trajeto da entrega em tempo real.
Além disso, é importante que as empresas ofereçam diversas opções de entrega para atender às necessidades diferentes dos clientes.
Por exemplo, o frete express para quem precisa receber os produtos mais rápido, ou a entrega em lojas para quem não está disposto a pagar mais pelo frete.
O mercado está em constante mudança, por isso é importante que as empresas estejam sempre atentas às novas tendências.
Para conseguirem se destacar e conquistar mais clientes.
Com isso em mente, é possível se preparar e evoluir junto com as tendências cada vez mais disruptivas.
Afinal, só assim será possível aproveitar o amplo potencial que o mercado oferece para o crescimento de sua empresa.
Bons negócios!