Saiba como executar o WhatsApp Marketing da maneira correta e utilizar o aplicativo como associado na comunicação empresarial
A popularidade do WhatsApp no Brasil é incontestável. De acordo com a segunda edição do Global Pre-Paid Index (GPI), pesquisa realizada pela Ding, o WhatsApp é o aplicativo mais usado do Brasil, atingindo 85% da população que tem o app instalado. Dada a era digital, novos recursos foram criados para aliar ações de marketing ao uso contínuo do WhatsApp; esse conjunto de ações e estratégias tem o intuito de estabelecer uma comunicação assertiva com a audiência e fortalecer marcas e novos negócios – o nome dado a isso é WhatsApp Marketing.
A fama do aplicativo está para além da comunicação usual do dia a dia, atualmente é também uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade atinge os mais de 120 milhões de usuários ativos no país. A era digital, por sua vez, proporciona naturalmente oportunidades incontáveis de novos negócios; nesse sentido, rapidamente e realmente o WhatsApp tornou-se uma ferramenta passível de realizar o que se chama de marketing digital. Através dele, é possível divulgar produtos e serviços, bem como trabalhar o contato e o relacionamento com clientes.
Pensando nessa vertente corporativa, o aplicativo lançou em 2009 o WhatsApp Business, que chegou ao Brasil em 2018; a versão conta com melhorias e formas de atrair clientes e promover marcas, por meio das tendências das redes sociais, que podem ser vistas até mesmo em outros aplicativos, vide o compartilhamento de status que duram 24 horas, recurso similar ao disponibilizado pelo Instagram stories.
No que diz respeito ao marketing digital, uma das avaliações mais importantes envolve o acompanhamento das métricas; estas, por sua vez, indicam a performance do conteúdo elaborado, e, para a empresa, indicam o desempenho do negócio, auxiliando na tomada de decisões. Entre algumas vantagens do uso do WhatsApp para empresas no ramo do marketing digital, a rapidez é a maior delas, pois o usuário tem a possibilidade de enviar uma mensagem sucinta ao cliente e priorizar informações relevantes sobre o produto ou serviço oferecido, minimizando o número de informações que podem passar despercebidas em e-mails e outras redes. Além disso, ainda consegue saber se o cliente recebeu a mensagem ou não, e, de acordo com as preferências, visualizar a leitura também.
O uso do WhatsApp como uma estratégia de marketing não foge aos padrões de planejamento, ou seja, para a execução correta do WhatsApp Marketing, é preciso definir qual é o seu objetivo, de que maneira este será atingido, quais os retornos esperados, bem como quais investimentos precisam ser feitos. Além disso, embora o aplicativo de mensagens instantâneas não demande a prospecção usual feita por meio do telefone, ele demanda uma outra interação que deve ser ainda mais profunda, afinal só dessa maneira o cliente se sentirá cativado e impelido a consumir os produtos ou serviços oferecidos. Um outro recurso possível para otimização do tempo é o disparo em massa no WhatsApp, que não deixa de ser um exemplo de WhatsApp Marketing e que garante que a informação chegue em todos os clientes e seja disseminada de maneira uniforme.